O CRPRS esteve presente no evento "Além dos serviços de saúde mental: o cuidado no território e na vida", realizado no dia 20/12, em Encantado. O evento finalizou uma série de atividades que compuseram o projeto Percursos Formativos da Rede de Atenção Psicossocial, uma iniciativa federal realizada em Encantado. "A cidade teve o privilégio de estar entre as pioneiras a serem contempladas para essa oportunidade de capacitação e aperfeiçoamento da rede que teve como enfoque a atenção à crise", explica a conselheira Elisângela Zanelatto.
Questões de acesso à atenção em Saúde Mental no SUS, considerando os mais amplos territórios e os impactos na vida dos sujeitos, foram problematizadas durante as palestras. À tarde, foram realizadas rodas de conversas com o objetivo de refletir sobre os desafios da Saúde Mental na região bem como construir estratégias para superar as dificuldades encontradas. Esses momentos foram articulados por Ana Pitta, MD–PhD USP/UCSAL/UniCEUMA, líder do Núcleo de Pesquisas em Saúde e Cidadania-NESC/CNPq, vice-presidende da ABRASME - Associação Brasileira de Saúde Mental, e Maria de Fátima Fischer, mestre em Educação, coordenadora da Nau da Liberdade, consultora Clínico Institucional, professora da Unisinos.
O evento, realizado no auditório da Prefeitura Municipal de Encantado, contou com a participação de profissionais da saúde de toda a região. "Foi um momento de Educação Permanente muito importante para os trabalhadores, assim como uma oportunidade para refletir sobre a trajetória e os desafios da saúde mental", afirma Elisângela.