Como parte das comemorações dos 50 anos de regulamentação da profissão, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) lança, em parceria com os Correios, um selo e um carimbo comemorativos ao cinquentenário da atividade. A cerimônia acontecerá em 23 de agosto, das 10h às 12h30, no auditório Petrônio Portella, no Senado Federal, em Brasília. O evento será aberto ao público e terá a presença da conselheira presidente do CRPRS, Vera Lucia Pasini.
A coordenação dos trabalhos da Mesa será feita pela psicóloga e senadora Marta Suplicy (PT-SP). Além da parlamentar, participarão da mesa o presidente do CFP, Humberto Verona, a presidente da Federação Nacional dos Psicólogos (Fenapsi), Fernanda Magano e a ex-presidente do CFP e professora doutora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Ana Bock.
Na solenidade, os integrantes da mesa pontuarão a trajetória da Psicologia entre 1962 e 2012, além dos desafios a serem superados. Para a vice-presidente do CFP, Clara Goldman, o ato solene é mais do que a celebração de uma Psicologia marcada pela criatividade e pela defesa dos direitos humanos. “É uma oportunidade de refletirmos acerca dos retrocessos que não podem acontecer na sociedade. A psicologia é uma profissão que cresceu e que deve que caminhar lado a lado com a sociedade e as entidades representativas”, afirma.
A senadora Marta Suplicy acredita que o selo comemorativo é uma maneira de valorizar a profissão que está constantemente inserida nas discussões de temas fundamentais para a sociedade brasileira. “Não há dúvida de que, nestes 50 anos, a evolução da Psicologia aconteceu no sentido de ampliar o alcance e democratizar os benefícios que advêm de sua prática, com profissionais engajados nas políticas públicas de saúde, educação e assistência”, completa.