O CRPRS, em uma iniciativa do Núcleo de Educação da Subsede Serra, participou, na sexta-feira, 27/08, às 14h, de audiência pública realizada pela Câmara Municipal de Vereadores de Caxias do Sul sobre a implantação da Lei nº 13.935/19 na cidade , que garante a prestação de serviços de Psicologia e Assistência Social nas redes públicas de educação básica.
De acordo com a Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara, o objetivo da atividade foi frisar a importância da contratação dessas/es profissionais para atender às necessidades definidas pelas políticas de educação do município, por meio de equipes multiprofissionais. “Essas equipes devem desenvolver ações para a melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem, com a participação da comunidade escolar, atuando na mediação das relações sociais e institucionais”, destacou a vereadora Estela Balardin (PT), presidente da Comissão, em Caxias do Sul.
Representando o CRPRS, participaram da reunião o presidente da Comissão de Educação do Conselho, Vinícius Pasqualin, o coordenador do Núcleo de Educação da Subsede Serra, João Webber, e a integrante do Núcleo de Educação da Subsede Serra Simone Courel. Para Vinícius, a prática da Psicologia no ambiente da Educação não está elucidada ainda e, por isso, a discussão do tema é muito importante. “A audiência pública foi uma oportunidade para que conseguíssemos explicar, a todos os setores da sociedade, o que uma/um psicóloga/o faz dentro de uma escola e que existem condições de trabalho diferentes para essa área da Educação",
O vereador Juliano Valim (PSD), presente na ocasião, também, salientou que “a presença de psicólogos e assistentes sociais nas escolas vem fortalecer o trabalho de professores e diretores, que muitas vezes estão sobrecarregados. Nós, assistentes sociais, lutamos contra a desigualdade, em prol dos direitos da população e seu acesso às políticas sociais, como a saúde, a educação, a previdência social, a habitação e a cultura. Nosso trabalho, assim como dos psicólogos é de extrema importância ao âmbito escolar”.