No dia 08/08, a Câmara Municipal de Rio Grande realizou uma Audiência Pública para discutir a prestação de serviço de Psicologia e Serviço Social nas redes públicas de educação básica. O encontro foi uma proposição das/os vereadoras/es Profª Denise, Profª Regininha, Rafael Missiunas e Rovam Castro. Representando o Conselho Regional de Psicologia do RS, estava presente o colaborador do Núcleo de Educação Sul, Rafael Carneiro.
A Audiência teve como objetivo tratar sobre a implementação da Lei nº 13.935/2019, que dispõe sobre a prestação de serviço de Psicologia e de Serviço Social nas redes públicas de educação básica. Conduzindo a Audiência e representando a Presidência da Casa estava a Vereadora Profª Denise e estavam presentes as autoridades: Representando a Câmara Federal a Deputada Federal Maria do Rosário (PT), representante do Conselho Regional de Serviço Social do Rio Grande do Sul, presidente do Conselho Municipal de Assistência Social e representante da Secretaria de Cidadania e Assistência Social.
A vereadora proponente Profª Regininha ressaltou ter uma preocupação muito grande com a educação e acredita que a mesma sempre será atravessada pelas mais amplas pautas e setores. “O mundo enfrentou uma pandemia, e eu acredito que nesse período pós pandêmico estamos nos aproximando mais desses profissionais que são psicólogos e assistentes sociais".
Rafael Carneiro, colaborador do Núcleo de Educação Sul, explicou a importância desses profissionais nas escolas e no desenvolvimento de crianças e adolescentes. “O papel da Psicologia nas escolas vai além da Psicologia Clínica, é um olhar voltado aos processos de aprendizagens, processos de desenvolvimento humano e outras áreas que a Psicologia atravessa”, relatou.
O encaminhamento que ficou da Audiência foi de criar uma Comissão na Câmara de Rio Grande, para tratar mais afundo sobre a implementação da Lei nº 13.935/2019, a solicitação foi realizada pelas vereadoras proponentes.