O Executivo Municipal de Santa Maria encaminhou a aproximadamente três meses, um projeto de lei ao Legislativo, para que houvesse a contratação de alguns profissionais, dentre eles, psicólogas e assistentes sociais para atuar na educação básica. De acordo com a SMED-SM, a contratação das profissionais ainda não ocorreu devido à limitação em razão da lei de responsabilidade fiscal. Diante de tantas demandas da educação, estão considerando a necessidade da contratação de psicólogas e assistentes sociais em 2023. Para isso, serão chamadas profissionais que participaram de concurso anterior da Prefeitura, não específico para a Educação.
A Secretária de Educação de Santa Maria, Lúcia Madruga, disse que irá manter a proposta inicial de que sejam pelo menos quatro psicólogas contratadas para o início de 2023, para atuarem de forma descentralizada, em diferentes regiões da cidade. O CRPRS se colocou à disposição para contribuir com a Secretaria, assim que as profissionais forem contratadas.
Além da conselheira Silvana Maia Borges, participaram da reunião a psicóloga Taís Fim Alberti, colaboradora do Núcleo de Educação da Subsede Centro-Oeste, a psicóloga Patrícia Knackfuss, que atua no Núcleo de Formação e Desenvolvimento Humano, focado na qualidade de vida dos servidores da educação municipal de Santa Maria e a assistente social Graciele de Matos, representando o NUCRESS.