O CRPRS participou em 23/03 de encontro do Fórum Interinsitucional Carcerário, realizado no Tribunal de Justiça do RS. Estiveram presentes à atividade a conselheira do CRPRS Luciane Engel, coordenadora do Núcleo do Sistema Prisional, e Letícia Giannechini, coordenadora da Área Técnica do CRPRS.
A psicóloga Luciane Engel apresentou a nota técnica sobre os modos de atuação dos/as psicólogos/as a partir das demandas judiciais de avaliações psicológicas. O documento, construído pelo Núcleo do Sistema Prisional, foi publicado em setembro de 2015 e problematiza o papel institucional do/a psicólogo/a nas práticas voltadas para o cuidado e acompanhamento da pessoa presa, a partir de estratégias para a desconstrução da cultura punitivista vigente.
Os fundamentos relativos à impossibilidade dos psicólogos de responder aos quesitos formulados por juízes da execução criminal foram o tema da fala da psicóloga Letícia Giannechini. Entre os pontos salientados, foram mencionadas a impossibilidade de realizar prognose de reincidência e de definição do que se descreveria como perfil para liberdade, assim como a ausência na literatura de aspectos positivos e negativos da personalidade.
Presidido pelo Desembargador Umberto Guaspari Sudbrack, o Fórum Interinsitucional Carcerário é uma iniciativa do Poder Judiciário Estadual que, por meio da Comissão de Direitos Humanos, propôs às instituições e entidades a criação de um espaço de interlocução permanente entre os participantes para buscar soluções para o sistema carcerário. Além do CRPRS, participam do Fórum representantes dos Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo, do Ministério Público, da Defensoria Pública e da Ordem dos Advogados do Brasil.