Conselheiras/os e funcionárias/os das Comissões de Ética (COE) e de Orientação e Fiscalização (COF) do CRPRS estiveram presentes no Encontro Nacional de COE e COF, promovido pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP). A atividade, que aconteceu entre os dias 11 e 13 de novembro, em Brasília, teve como objetivo a troca de experiências entre conselheiras/os e funcionárias/os que realizam diariamente a orientação técnica e fiscalização do exercício profissional.
Participaram do encontro representando o CRPRS, a presidenta da Comissão de Orientação e Fiscalização, conselheira Janete Nunes Soares, o presidente da Comissão de Ética, Leandro Inácio Walter e as/os psicólogas/os fiscais Lucio Fernando Garcia, coordenador da área técnica do Conselho, Adriana Dal Orsoletta Gastal, Flávia Cardozo de Mattos e Letícia Goldenberg Giannechini.
A programação do evento contou com discussões e debates da COE acerca do modelo de relatório segundo orientações do Tribunal de Contas da União (TCU) e a apresentação do novo Código de Processamento Disciplinar (CPD). No segundo dia foram abordados temas conjuntos das duas Comissões, como a interface entre COE e COF, além de questionamentos acerca do CPD. O último dia da atividade foi exclusivo para as pautas da COF, como a apresentação do modelo de relatório segundo orientações do TCU, as resoluções de PJ e documentos inscritos, novas tecnologias e convênios para estágios em Psicologia.
O presidente da Comissão de Ética do CRPRS, conselheiro Leandro Inácio Walter, avaliou o encontro como oportuno principalmente por possibilitar que todas/os presentes pudessem trocar informações sobre o novo Código de Processamento Disciplinar. “Foi interessante porque tivemos todos os regionais presentes, oportunizou uma visão bastante geral do Sistema Conselhos no que tange essas questões das Comissões de Ética e Fiscalização. Foi um momento de consolidar a integração dessas duas comissões para ter uma atuação mais forte junto à categoria na questão do zelo e do cuidado necessário ao exercício ético da profissão.”
Para a presidenta da Comissão de Orientação e Fiscalização, conselheira Janete Nunes Soares, o evento trouxe uma perspectiva interessante de troca entre as/os presidentas/es da COE e COF e as/os psicólogas/os fiscais dos Conselhos de cada estado. A conselheira destaca alguns pontos principais do encontro: “A exposição de dúvidas que vieram de todo o Brasil sobre o novo Código de Processamento Disciplinar gerou um debate interessante. Além disso, ficou agendada uma reunião com as/os presidentas/es de todas as COFs no início de dezembro, isso é importante para fazer uma troca de como está sendo organizando a orientação e fiscalização em cada Regional. Também tiveram pautas mais técnicas, como as que trataram das Resoluções das Tecnologias de Informação e sobre os Documentos Psicológicos, em que foram elucidados vários pontos, foi um momento muito rico.”