Usuários e trabalhadores de saúde mental, gestores e dirigentes políticos formaram o quórum de mais de 350 pessoas que participou do 1º Encontro Nacional sobre La Salud Mental em la Actualidade, em Luján, na Argentina. A conselheira Fátima Fischer e o psicólogo Rafael Wolski estiveram no evento representando o CRPRS e o Brasil. Roberto Grelloni, da Itália, foi representar a Associação Nacional Poliesportiva de Integração Social.
A organização foi iniciativa das coordenações de Saúde Mental dos municípios de Morón, Moreno, Luján, La Matanza, entre outros, dos Ministérios de Desenvolvimento Humano, da Justiça, de Segurança e Direitos Humanos e da Saúde da Argentina. O encontro tinha como objetivo discutir a realidade brasileira e argentina no âmbito dos movimentos sociais, legislação e protagonismo em saúde mental.
Foi encaminhada, ao final do evento, a proposta de realizar um segundo encontro, no próximo ano, com o intuito de fortalecer redes de cooperação. Fátima Fischer avaliou que a presença do CRPRS no acontecimento foi muito importante para a ampliação de redes: “Temos muitas semelhanças nos processos da reforma psiquiátrica dos três países (Itália, Brasil e Argentina), o que proporcionou aproximação de experiência e trocas. Há uma visão politizada na concepção técnica e metodológica dos cuidados em saúde mental, bem como uma visão em Direitos Humanos”.