Na tarde da última sexta, 15/03, o Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul (CRPRS), representado pela conselheira Priscila Pavan Detoni, presidente da Comissão de Direitos Humanos (CDH), participou da roda de conversa “Violência Contra Mulher e Intervenções em Rede”, em Marau. O encontro, promovido pela Rede Lilás do Município de Marau, contou também com a participação da OAB/Marau e do NUCRESS (Núcleos do Conselho Regional de Serviço Social).
A roda de conversa teve como foco a orientação das/os profissionais de Psicologia, Direito e também sociedade em geral sobre as situações que envolvem violência contra a mulher, além do posicionamento dos respectivos conselhos sobre a atuação no quesito rede de proteção.
A conselheira Priscila Pavan Detoni, presidente da Comissão dos Direitos Humanos do CRPRS apresentou um panorama das ações feitas pelo Conselho como as capacitações e orientações destinadas a/aos psicólogas/os, além de ressaltar o seu trabalho na rede de enfretamento em Lajeado e a capacitação que realiza junto a seus alunos na Univates. A questão da microviolência, a notificação compulsória e o acolhimento de situações versus preconceito/machismo foram alguns dos assuntos abordados por Priscila.
A Comissão de Direitos Humanos junto à Comissão de Políticas Públicas (CPP) tem se dedicado a conscientizar as/os psicólogas/os sobre suas responsabilidades no que tange à proteção e às implicações diante das violências contra as diferentes mulheres e suas especificidades, em relação ao gênero, à sexualidade, à raça, à etnia, à geração e às deficiências, entre outras. Confira algumas dessas ações:
- Subjetividades das mulheres e microviolências cotidianas são tema de live no Facebook
- Debate sobre gênero e saúde mental lotou auditório do CRPRS
- Live no Facebook aborda responsabilidades da Psicologia diante das violências e exclusões com as mulheres