O CRPRS participou, em 08/03, Dia Internacional da Mulher, de encontro promovido pela Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) da Câmara de Vereadores de Porto Alegre. Com a pauta “Visão feminina sobre a problemática da Saúde e Meio Ambiente”, diversas mulheres, que lotaram o auditório onde a reunião foi realizada, expuseram suas trajetórias de vida e falaram sobre como atuam em diversos âmbitos da sociedade.
O Conselho indicou Sandra Correia e Fátima Fischer, psicólogas, e Marcelly Malta para serem homenageadas no evento.
A psicóloga Sandra Correia, servidora da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), compôs a mesa de discussão. Ela destacou a atuação do Núcleo do Sistema Prisional do CRP, que tem pautado importantes discussões sobre os direitos humanos nas penitenciárias, especialmente sobre as mulheres: “sabemos que a mulher, mesmo presa, continua sendo o esteio da família”. Ela ressaltou, ainda que “os direitos humanos não são direitos dos presos, e sim de todas as pessoas”.
Fátima Fischer, psicóloga e idealizadora do Fórum Gaúcho de Saúde Mental, dedicou sua homenagem a todas as mulheres manicomializadas . "Conheço uma mulher manicomializada que tem dois filhos e ainda não pôde pegá-los no colo. Ela me diz que tudo o que queria era poder pegar os filhos", lembrou. Ela também destacou os avanços do Brasil, nos últimos anos, no que diz respeito à política de saúde mental e citou retrocessos que ameaçam conquistas nessa política.
Marcelly Malta, vice-presidente da Rede Transbrasil, ressaltou que a pauta LGBT, principalmente no que diz respeito às transexuais e travestis, ainda é pouco incluída. “Somos a população mais violentada. Existimos apenas na marginalização, na prostituição”, lamentou.
Além da presidente da Cosmam, vereadora Lourdes Sprenger (PMDB), do vice-presidente, vereador Dr. Goulart (PTB), e dos também vereadores Mário Manfro (PTB) e Paulo Brum (PTB), compuseram a mesa as seguintes convidadas:
- Lisiane Becker (ONG Mira Serra)
- Magda Elisa de Assis (Ministério da Saúde)
- Joaquina Pinto Molina (Liga Homeopática do RS)
- Maria Waleska Trindade Cavalheiro (Ministério Público/Procuradoria de Justiça)
- Marcia Simch (ONG Bicho de Rua)
- Cristina Dariano Kern (ONG Parceiros Voluntários)
- Liliane Dreyer Pastoriz (Ministério Público/Promotoria de Defesa dos Direitos Humanos)
- Denise Vilela (Ministério Público/Promotoria da Infância e da Juventude)
- Fátima Rosane Fagundes (Departamento Municipal de Limpeza Urbana)
- Loraina Scottá (Defensoria Pública)
Outras instituições também indicaram homenageadas, como Vigilância Sanitária, Delegacia da Mulher, Corpo de Bombeiros, Batalhão do Comando Ambiental da Brigada Militar, Fundação Estadual de Proteção e Pesquisa em Saúde, Sindisaúde, Conselho Regional de Serviço Social, Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Sindicato Médico do Rio Grande do Sul, Hospital Mãe de Deus, Associação Brasileira em Defesa dos Usuários do Sistema de Saúde.