O Conselho Federal de Psicologia (CFP) promoveu nos dias 24/03 e 25/03, em Brasília/DF, o I Seminário Nacional de Psicologia e Controle Social no SUAS . Estiveram presentes, representando o Regional de Psicologia do RS, a conselheira Jéssica Gil, o assessor técnico em Políticas Públicas Gabriel Alves Godoi e a conselheira integrante da Comissão Nacional de Psicologia na Assistência Social (CONPAS) da Região Sul, Eliana Sardi Bortolon.
O encontro teve o objetivo de mobilizar profissionais da Psicologia atuantes no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) para engajamento nas etapas municipais, estaduais e distritais que antecedem a 13ª Conferência Nacional de Assistência Social, prevista para dezembro de 2023. Os dois dias foram repletos de acolhida, análise de conjuntura política, de compreensão e afirmação do lugar da Psicologia nas Políticas Públicas e no Controle Social do SUAS.
A conselheira Jéssica Gil destacou a importância da reconstrução das políticas socioassistenciais que passaram por um processo de aniquilamento nos últimos anos e a fragilização dos espaços de Controle Social. “Este encontro possibilitou olhar para este contexto e apostar em estratégias coletivas de articulação e mobilização da categoria para o enfrentamento e superação desta realidade à qual a Assistência Social brasileira foi preferida”, reforçou Jéssica.
A conselheira Eliana Sardi Bortolon, também integrante da Comissão Nacional de Psicologia na Assistência Social da Região Sul, explicou que esse momento foi importante para a articulação das/os psicólogas/os nas conferências de assistência social. “Importante também de fazer esse reconhecimento de toda a rede SUAS, de todos que são referências e ver como cada CR está tratando essa pauta”, afirmou um conselheiro.
O Centro de Referências Técnicas em Psicologia e Políticas Públicas do CRPRS foi representado pelo assessor técnico Gabriel Alves Godoi, que informou que a participação visou levar as demandas do Controle Social no RS e também aprender o máximo possível da discussão nacional para poder disseminar pelo estado, em uma ação já iniciada que ocorreu no município de Santiago/RS em 30/03. “OI Seminário Nacional de Psicologia e Controle Social foi importante para compormos estratégias e propostas de articulação da reconstrução dessa rede e a partir desta aproximação damos mais um passo, enquanto classe, em direção de um país sem fome, sem pobreza extrema e que tenha na saúde mental um dos seus pilares”, disse o avaliador.