No dia 01/06, mulheres protestaram contra a cultura do estupro em diversas cidades do país em manifestações denominadas "Por todas elas". O CRPRS participou dos atos realizados em Porto Alegre e em Caxias do Sul. As manifestações foram motivadas pela repercussão do caso de um estupro coletivo que aconteceu no Rio de Janeiro, mas tinham como objetivo denunciar que casos como esse não são isolados e fazem parte de uma cultura de estupro que legitima o machismo e a violência de gênero contra as mulheres.
Em Porto Alegre, a manifestação reuniu milhares de pessoas, em sua maioria mulheres, que se encontraram na Esquina Democrática e caminharam até a Praça da Matriz. O ato contou com a participação da presidente da Comissão de Direitos Humanos do CRPRS, Ana Paula Denis Ferraz. Ela destaca a presença de diferentes mulheres no evento, o que demonstra como a cultura do estupro é uma pauta de interesse e que atinge a todas. "Cada mulher tem sua especificidade e todas sofrem diferentes formas de violência em função da sexualidade, de sua identidade e de outros marcadores. Importa ao Conselho estar junto dessas pautas, porque é uma responsabilidade da nossa categoria. A defesa dos direitos humanos é algo que integra o nosso Código de Ética", pondera.
A manifestação em Caxias do Sul teve a participação da conselheira Tatiane Baggio, coordenadora do Núcleo de Políticas Públicas da Subsede Serra. O ato contou com a presença de aproximadamente 150 pessoas. Conforme Tatiane, "É importante destacar o quanto a Psicologia tem se debruçado nesta pauta da violência contra a mulher, e atuado contra Projetos de Lei como o nº 5069/2013, que viola direitos já conquistados", avalia. A conselheira defende, ainda, a importância de desconstruir estruturas sociais e práticas pessoais e profissionais que sustentam o machismo, o sexismo e a cultura do estupro.
Em 31/05, o CRPRS divulgou nota na qual posicionou-se contra a cultura do estupro, reiterando o compromisso de promover discursos que questionem a ordem dominante e opressora. Leia a nota na íntegra aqui.