Em Caxias do Sul, no Dia Internacional das Mulheres, 08/03, o CRPRS participou de mobilizações destacando os retrocessos da proposição de Reforma Previdenciária e seu impacto na vida das mulheres trabalhadoras. “Por conta das desigualdades de gênero, as mulheres trabalham muito mais horas do que os homens, tendo jornadas duplas ou triplas acumuladas e recebendo salários piores. Essa condição é geradora de adoecimento físico e psíquico e a maior exposição das mulheres em espaços de trabalho precarizados e informais é agravante do adoecimento”, afirmou a conselheira Fernanda Facchin Fioravanzo. A conselheira ressaltou, ainda que o adoecimento mental é a segunda maior causa de afastamento das mulheres no trabalho de acordo com pesquisas pela desvalorização da mulher nas relações.
A mobilização iniciou pela manhã, com a Tribuna Livre no Grande Expediente da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul. Logo após, uma caminhada seguiu até a Praça Dante Alighieri onde houve concentração das mulheres até 11h e a passeata seguiu até o Instituto Nacional de Seguridade Social de Caxias do Sul, onde manifestantes puderam fazer falas enquanto sociedade civil e enquanto representantes de entidades e movimentos sociais. Às 16h, na Praça Dante Alighieri, ocorreu uma Aula Pública cujo tema foi "A Reforma Previdenciária e o Impacto na Vida das Mulheres". No local também houve possibilidade de as mulheres se manifestarem enquanto sociedade civil e enquanto representantes de entidades e movimentos sociais. Durante as atividades, conselheira apresentou o posicionamento do CRPRS em apoio às mobilizações das mulheres em todo o país.
Na quinta-feira, 09/03, a partir das 19h30, as conselheiras Fernanda Facchin Fioravanzo e Manuele Montanari Araldi integram batucada da Marcha Mundial das Mulheres na abertura da palestra “Não é por rosas, mas pelos direitos das mulheres”, com Márcia Tiburi, no Teatro Murialdo.
A colaboradora do Núcleo de Relações Raciais do CRPRS Glaucia Fontoura participa do Cine Debate: As sufragistas no sábado, 11/03, às 9h, na Faculdade Anhanguera.
Encerrando a programação, a conselheira Fernanda Facchin Fioravanzo participa da palestra “Aquelas que não devem existir: o (in)direito de mulheres trans e travestis no Brasil”, na sexta-feira, 17/03. A atividade será realizada às 19h na Faculdade Anhanguera.
Confira a programação completa das atividades alusivas ao Dia Internacional da Mulher em Caxias do Sul.