Na sexta-feira, 09/09, a Ong Somos conduziu uma oficina sobre gênero e sexualidade para funcionárias/os e conselheiras/os do CRPRS. A Ong foi representada pela diretora técnica Manô Medeiros, CRP 07/33416 e pelo ativista e também conselheiro do CRPRS, Vinicius Pasqualin.
O encontro contou com a participação remota das Subsedes Serra, em Caxias do Sul, e Centro-Oeste, em Santa Maria. A presidenta do CRPRS Ana Luiza Castro também acompanhou a atividade remotamente.
Durante o encontro, as/os ativistas realizaram uma apresentação na qual explicaram os conceitos de sexo, gênero e expressão, identidade de gênero, sexualidades e orientação sexual, direitos da população LGBTI+ e, ao fim, realizaram uma dinâmica em grupo.
Manô Medeiros falou um pouco sobre o processo de criação da sigla LGBTI+ e o motivo dela sofrer tantas modificações. “As pessoas dentro do movimento vão se conectando pelas experiências que são mais próximas e se organizam politicamente. Nenhuma palavra vai dar conta da existência de ninguém, mas nos organizamos politicamente para reivindicar nosso direito básico de existir”, expressa a psicóloga e ativista.
“Tudo isso vai acontecendo na medida em que vamos nos encontrando com os outros, nos reconhecendo nos outros, nos identificando, aprendendo sobre nós mesmos numa relação com o outro. Vamos descobrindo sobre nós, desejos e modos de ser e estar no mundo a partir da troca com o outro”, relatou o conselheiro Vinicius Pasqualin.