Na sexta-feira, 28/07, a presidenta do CRPRS, Míriam Cristiane Alves, e a conselheira presidenta da Comissão de Relações Étnico-Raciais do CRPRS, Camila Dutra dos Santos, estiveram presentes na Plenária Negra promovida pelo Conselho Federal de Psicologia, alusiva ao Dia da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha e dia de Tereza de Benguela, celebrado em 25 de julho.
A plenária, momento histórico para o Sistema Conselhos de Psicologia, teve como tema “Aquilombamento da Psicologia: corpos-territórios de afeto, política, resistência e ancestralidade” e marcou o compromisso da autarquia na promoção de ações afirmativas inclusivas e reparatórias, com foco no reconhecimento e acolhimento das diversidades que compõem a sociedade e o próprio Sistema de Conselhos. Foi uma construção política em torno das ações afirmativas no Sistema Conselhos e de produção de um documento orientador da luta antirracista na Psicologia. Uma das deliberações da plenária foi manter seu caráter anual, para monitoramento e avaliação das ações encaminhadas.
Para a conselheira Camila Dutra, foi um momento de intenso aprendizado e compartilhamento, no qual puderam discutir a situação das pessoas negras dentro da área. “Poder escutar todas as mulheres que participaram e que vieram antes de nós, abrindo esse espaço para que pudéssemos ocupar, foi algo inspirador. A discussão sobre a resistência, o afeto e a ancestralidade trouxe à tona a potência da centralidade desse tema”.
A conselheira presidenta do CRPRS, Míriam Cristiane Alves, ressaltou a importância desse momento de quebra de silêncio e compartilhamento de experiências. “A Plenária Negra foi uma grande encruzilhada, em que a comunicação foi emanada, sentida, vivida no encontro de corpos-sujeitos-pretos que vivenciam o cotidiano do Sistema Conselhos e sentem na pele as violências racistas cotidianas”, relatou.
Foto de Thiago Zion