A conselheira Cristina Schwarz, presidenta da Comissão de Direitos Humanos e representante do CRPRS no Conselho Estadual de Direitos Humanos, participou de reunião com o governador Eduardo Leite e com o vice-governador e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior, junto ao movimento Vidas Negras Importam, à família de Gustavo Amaral e a outras organizações e movimentos sociais articulados pelo enfrentamento ao racismo institucional nas polícias. A reunião foi realizada em 02/07.
A família de Gustavo – jovem morto pela Brigada Militar em abril, em Marau/RS – foi ouvida pelo chefe do Executivo Estadual, que reconheceu a necessidade de mudanças na formação e atuação de agentes policiais. Foi apontado ao governo a ausência, no Plano Plurianual do Governo, de ações programáticas de enfrentamento dos condicionantes do racismo estrutural, dentro ou fora das ações de competência da segurança pública, e a necessidade de não apenas incorporar conteúdos relativos a direitos humanos na formação dos ingressantes nas carreiras policiais, mas de transversalizar ações que desconstruam o imaginário social e a lógica de atuação que sustenta a legitimação de práticas cotidianas de violência institucional motivadas pelo racismo.
O Governo se comprometeu com a constituição de um Grupo de Trabalho entre Secretarias do Poder Executivo e os movimentos sociais e Conselhos, para aprofundar a discussão do tema e pensar ações que possam modificar o cenário de legitimação do racismo nas instituições policiais.
A reunião havia sido solicitada em 08/06 e foi agendada após uma campanha empreendida pela própria família de Gustavo Amaral, que mantém a campanha #JustiçaParaGustavoAmaral nas redes sociais.
Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini