A Frente Ampliada em Defesa da Saúde Mental (FASM) realizará a 1ª Conferência Popular Nacional de Saúde Mental Antimanicomial de 9 a 12 de outubro, com transmissão pelo Canal da FASM no YouTube ou pelo Canal do CNS. A Conferência, etapa preparatória para a 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental, vai reunir cerca de mil pessoas e terá como tema “+ Liberdade + Diversidade + Direitos = Democracia”.
Inscreva-se aqui para participar.
Na terça-feira, 21/09, as conselheiras do CRPRS Alice Ubatuba de Faria e Luciana Barcellos Fossi participaram de reunião organizada pelo Conselho Federal de Psicologia para apoiar a mobilização regional. Atividades locais temáticas, de expressão artística-cultural e de áudiovisual, previamente realizadas nos meses de maio a setembro, vão compor a Conferência Popular.
Confira a programação completa da Conferência clicando aqui.
A FASM é uma mobilização permanente de enfrentamento das ameaças governamentais, intensificadas a partir de 2016, que afetam a Política Nacional de Saúde Mental. A proposta da Conferência Popular foi aprovada na reunião de fundação da FASM em 04/12/2020 com a presença de 238 pessoas e dezenas de entidades, organizações e movimentos sociais. A Frente reconhece a importância do protagonismo das usuárias e dos usuários na defesa dos direitos, nas Redes Antimanicomiais, na Reforma Psiquiátrica, na desinstitucionalização dos manicômios, na defesa do SUS e contra o higienismo social. A Conferência Popular vai agregar toda a luta e resistência que estão sendo realizadas regionalmente em todo o Brasil. A ideia é mobilizar a população em defesa da luta antimanicomial, da reforma psiquiátrica e dos direitos humanos, contra o revogaço e todo retrocesso na saúde mental e nas demais políticas públicas.
“Estamos numa conjuntura em que muitos dos direitos adquiridos até aqui - na saúde, na assistência social e na previdência social (seguridade social) foram restringidos pelo Teto dos Gastos (EC 95/16), trazendo inúmeras dificuldades na garantia de direitos básicos da população. A pandemia do novo coronavírus encontrou no Brasil terreno fértil para trazer a fome, o desemprego e a morte, se acentuando os danos para os grupos da saúde mental mais vulnerabilizados”, afirmam os integrantes da FASM.
Mais informações sobre a 1ª Conferência Popular Nacional de Saúde Mental Antimanicomial pelo site ou Instagram da FASM.
5ª Conferência Nacional de Saúde Mental
A 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental (CNSM), organizada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), será realizada de 17 a 20 de maio de 2022. O tema da conferência será “A Política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”.