A coordenadora do Núcleo de Educação da Subsede Centro-Oeste do CRPRS, Silvana Borges, participou, na noite de quarta-feira, 01/09, de reunião, promovida pela Câmara de Vereadores de Santa Maria, para tratar sobre a contratação de psicólogas/os e assistentes sociais na rede pública de educação básica.
Organizada pela Comissão de Educação, Cultura e Lazer da Câmara, a reunião teve como principal objetivo apresentar propostas, a partir do projeto sugestão 033/2021 criado pelo vereador Danclar Rossato, para a implementação da Lei 13.935/19, que trata sobre a prestação de serviços de Psicologia e de Serviço Social nas escolas. Para o presidente da Comissão, Manoel Badke, há uma necessidade eminente de dar continuidade ao projeto de contratação dessas/es profissionais. “Temos uma lei vigente que foi criada para cumprir com essa necessidade. Neste processo de pandemia existe uma necessidade grande de levar estes profissionais às escolas. Isso é ter um olhar diferenciado para nossos alunos, professores e famílias que retornam às suas atividades”, completou o vereador Danclar.
Silvana Borges defende a necessidade de que essas contratações sejam feitas por meio de concurso público, com o objetivo de promover vínculos para compreender os contextos e as realidades das escolas. “Queremos essa contratação via concurso pensando na construção de propostas para serem desenvolvidas em longo prazo. Não podemos tratar os vínculos de qualquer maneira, afinal de contas, são vidas, são seres humanos para que realmente se efetive uma política de estado”, defendeu a representante do CRPRS, na ocasião.
O Conselho Regional de Serviço Social (CRESS RS) esteve, também, presente na reunião e salientou a urgência da pauta, principalmente com a realidade da Covid-19. “Estamos vivendo a pandemia e presencialidade e esta é uma demanda que não pode esperar. A condicionalidade da educação não passa apenas por entrar na escola, ela precisa oferecer acesso e permanência. Estas questões estão postas em nosso município, onde podemos ver as crianças e jovens em vulnerabilidade social. O serviço social precisa estar junto com os educadores para entender essa realidade, para que possamos conversar, dialogar e trabalhar como profissionais da educação”, explicou a coordenadora do CRESS - Santa Maria, Graciele de Matos.No dia 15/09, às 14h, a Frente Parlamentar em Defesa da Educação de Santa Maria realizará, no Plenário Legislativo Municipal, uma reunião de trabalho com pautas que buscam a valorização da comunidade escolar,
Informações e foto: Karohelen Dias - Câmara Municipal de Santa Maria