O “Seminário Abuso sexual contra crianças e a Lei da Escuta Protegida” foi realizado em 17 e 18/11, na PUCRS, em Porto Alegre. A atividade teve participação do conselheiro Bruno Graebin de Farias na mesa de abertura do evento, que contou com patrocínio do CRPRS por meio do Edital Público nº 002/2016.
Em sua fala, Bruno enfatizou a importância do evento e de sua temática. “Quero destacar a relevância histórica e política da realização deste evento, que celebra a recente conquista da aprovação da Lei da Escuta Protegida a nível Federal, e aprofunda demais conquistas legislativas, como o Estatuto da Criança e do Adolescente, o Sistema Único de Saúde e o Sistema Único de Assistência Social”, disse Bruno.
O conselheiro salientou, ainda, o papel da Psicologia no enfrentamento à violência sexual e na formulação e consolidação do Sistema de Proteção a Crianças e Adolescentes, também por meio do trabalho de pesquisadoras/es na produção de conhecimento científico. Por fim, apontou que o CRPRS vê como de grande importância espaços como o Seminário. Segundo Bruno, o CRPRS “reafirma sua política de funcionar como um espaço permanente de aproximação, interlocução e articulação em prol da qualificação ética e técnica da rede de proteção e da defesa dos direitos humanos”.
Integraram também a mesa de abertura do Seminário o psicólogo Christian Haag Kristensen, doutor em Psicologia pela UFRGS, professor titular da Escola de Humanidades da PUCRS, Coordenador dos Programas de Pós-Graduação da PUCRS e Coordenador Adjunto do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Trauma e Estresse (NEPTE-PUCRS); a psicóloga Luísa Fernanda Habigzang, doutora em Psicologia pela PUCRS, professora adjunta da Escola de Humanidades da PUCRS, Coordenadora do Grupo de Pesquisa Violência, Vulnerabilidade e Intervenções Clínicas (GPEVVIC/PPG em Psicologia da PUCRS) e Coordenadora do curso de especialização Abordagens da Violência contra Crianças e Adolescentes da PUCRS; a psicóloga Luiziana Souto Schaefer, doutora em Psicologia pela PUCRS, perita criminal e psicóloga do Departamento Médico Legal do Instituto Geral de Perícias do Rio Grande do Sul (IGP-RS), pesquisadora pós-doc na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da PUCRS; o engenheiro civil e bacharel em Comunicação Social pela UFRGS Eduardo Lima e Silva, perito criminal e Diretor Geral do Instituto Geral de Perícias do Rio Grande do Sul (IGP-RS); e Silva Coccaro, delegada de polícia representando o secretário de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, César Schirmer.