Com o objetivo de capacitar trabalhadoras e conselheiras diante da nova Resolução, o CFP realizou em Brasília (DF), nos dias 21 e 22/11, o treinamento da Comissão de Concessão de Registro de Psicóloga Especialista. Participaram da qualificação, representando o CRPRS, o conselheiro Diego Gonçalo Moraes Gomes e o psicólogo fiscal Lucio Fernando Garcia.
Durante o treinamento, foram contextualizadas as resoluções anteriores e suas mudanças. Na resolução atual, o termo “título” passa a ser “registro” e, em cada Regional, será criada uma Comissão de Análise de Registro de Psicóloga/o Especialista (CARPE), que irá receber, solicitar documentos faltantes e analisar os documentos submetidos pelas interessadas. A Comissão será composta por três psicólogas efetivas e duas suplentes, podendo contar com psicólogas assessoras, todas com inscrição ativa há, no mínimo, cinco anos e terá caráter consultivo e opinativo, sendo que a decisão pela concessão do registro será por decisão de plenária. Está sendo finalizado um manual com informações a respeito do processo de análise e do funcionamento da CARPE.
Para obter o registro será necessário a conclusão do curso de especialista mais comprovantes laborais.
Para o conselheiro Diego, o treinamento foi importante como forma de orientar os Conselhos Regionais e organizar a CARPE. “Podemos, agora, orientar a categoria sobre o novo procedimento, a fim de comprovar o know how e a prática, em detrimento de apenas ter o título”.