A conselheira Mayte Raya Amazarray, presidente da Comissão de Formação, representou o Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul (CRPRS) durante o Encontro de Serviços-Escola de Psicologia, que ocorreu na manhã da última sexta-feira, 24/05, na PUCRS.
Na ocasião a conselheira participou da mesa de abertura "O que são e qual o lugar dos Serviços-Escola na formação da Psicologia?", juntamente com Simone Van der Halen (La Salle), Paola Barbosa (CESUCA) e Denise Yates (Fórum dos Serviços-Escola do RS). Mayte agradeceu o convite para a participação em nome do CRPRS e também parabenizou os envolvidos na organização. A conselheira aproveitou a oportunidade para apresentar o trabalho da Comissão de Formação. “Nesta gestão do CRPRS temos apoiado o desenvolvimento e o aprimoramento do Fórum de Serviços-Escola, tendo em vista o lugar que ele ocupa na formação em Psicologia, como modelo das primeiras vivências profissionais”.
A presidente da Comissão de Formação do CRPRS também falou sobre o primeiro encontro do Serviço-Escola, ocorrido em 2017, em Porto Alegre. O evento na época lançou, segundo a conselheira, as sementes para a criação do fórum e a consolidação de um espaço importante contemplando os diferentes serviços-escola do estado.
Mayte também falou sobre a importância dos estágios na graduação de Psicologia e das possíveis mudanças nas diretrizes curriculares nacionais que podem vir a ter uma atualização prevendo melhorias nos Serviços-Escola. Ela ressaltou que esses serviços são comprometidos com a formação, compartilhando a visão do CRPRS. “O Conselho Regional tem como prerrogativa dar todo o apoio e orientação a categoria profissional, mas também a fiscalização, e auxilio em eventuais problemas que possam vir a ocorrer e há a ausência de denúncias, ou de problemas envolvendo os Serviços-Escolas. De fato, são espaços protegidos, onde se dá uma prática de excelência na prestação de serviços a comunidade”.
A conselheira finalizou compartilhando as temáticas dos Grupos de Trabalho do evento que ilustram os desafios pertinentes para a discussão, como a questão da vulnerabilidade, o papel social da universidade no atendimento à comunidade, o desafio de articular e de propiciar que os serviços-escolas aconteçam na formação, a rede de saúde e de educação e a interdisciplinaridade. “Do ponto de vista do CRPRS, vemos os serviços como um lugar de experimentação, de formação dessa/e profissional que em breve vai ingressar na comunidade. Temos visto o diferencial que os serviços-escolas proporcionam na formação dessa/e futura/o profissional”.
O Encontro dos Serviços-Escola em Psicologia foi finalizado no sábado, 25/05. A programação contou com Grupos de Trabalho, Plenária de apresentação das discussões dos GTs, mesa-redonda sobre o diferencial de alguns Serviços-Escola e seus maiores desafios. O encerramento ocorreu com a participação do Sapp - Serviço de Atendimento e Pesquisa em Psicologia da PUCRS.