O Conselho Regional de Psicologia marcou presença no 16º Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social (Abrapso), realizado em Recife/PE, de 12 a 15 de novembro, promovendo debates pautados em ações desenvolvidas pelo CRPRS em âmbito estadual.
O CRPRS propôs a realização de três mesas e uma apresentação de trabalho. A mesa “Entre a exclusão, o hospital e a prisão: debates sobre a influência da mídia nas políticas sobre álcool e outras drogas” coordenada pela presidente do CRPRS, Vera Pasini, contou com a participação da Assessora Técnica do CREPOP, Carolina dos Reis, que apresentou o resultado de uma pesquisa desenvolvida pelo CRPRS sobre como a mídia tem noticiado questões relacionados ao álcool e drogas intitulada “Mídia e Políticas Públicas: a produção de verdades sobre álcool e outras drogas na imprensa gaúcha”. À convite do CRPRS, também integraram o debate o professor pesquisador sobre mídia, Pedrinho Guareschi, e o psicólogo Denis Petuco.
A temática “álcool e outras drogas” também foi analisada pela Conselheira do CRPRS Janaína Zanchin na mesa redonda “Políticas sobre Drogas: Experiências no Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul”. Janaína apresentou o trabalho “As novas políticas sobre drogas no Rio Grande do Sul”.
O CREPOP apresentou ainda o resultado de pesquisa desenvolvida no primeiro semestre de 2011 pelo CREPOP sobre a atuação dos psicólogos na Política de Segurança Pública, através do trabalho “Estão dando tiro para cima?! Chama o psicólogo!”, que promoveu uma análise sobre a inserção da Psicologia nas Políticas de Segurança Pública.
O Conselheiro Pedro Pacheco falou sobre a atuação da Psicologia no Sistema Prisional através do debate “Psicologia e Justiça: diálogos (im)possíveis?”, com a fala “Por que as Resoluções 09/2010 e 12/2011 incomodam tanto?”
A Associação Brasileira de Psicologia Social é um importante espaço para o intercâmbio entre estudantes de graduação e de pós-graduação, profissionais, docentes e pesquisadores. Os Encontros Nacionais e Regionais da entidade possibilitam visualizar os problemas sociais que a realidade brasileira tem apresentado à Psicologia Social.