As conselheiras do CRPRS Caroline Martini Kraid Pereira e Luciane Engel participaram, na manhã de 17/04, do III Simpósio Sul-Brasileiro de Psicologia Jurídica. As inserções ocorreram simultaneamente dentro das rodas de conversas propostas para o evento, em espaços diferentes do Hotel Continental, no Centro de Porto Alegre.
Caroline Martini Kraid Pereira, presidente da Comissão de Direitos Humanos do CRPRS, falou sobre as relações institucionais na Rede de Proteção. A conselheira iniciou sua fala questionando quais tipos de violência são produzidos através das práticas e com que tipos de violência a sociedade indigna-se atualmente. Caroline também afirmou que algumas violações ocorrem após o acolhimento de crianças, como abrigos em más condições.
A conselheira também questionou a que serve a prática do/a psicólogo/a que atua na rede de proteção: “à garantia de direitos e desejos ou a aprisionamentos?”. Na sua visão, cuidar ultrapassa colocar a criança ou o adolescente em uma sala de atendimento, vai além de denúncias e de conversas moralizantes. “A rede demora a entender o que está acontecendo com as crianças”, afirmou, concluindo que deve-se pensar mais em como acolher a criança.
Presidente da Comissão de Ética do CRP, Luciane Engel falou sobre ética e relações com a Justiça, buscando propor discussões cotidianas que possibilitassem pensar o tema amplamente. A conselheira apresentou como exemplos casos de disputa de guarda, em que pais e mães incluem na ação outros fatores, “como os conflitos conjugais, que não são de interesse e proteção da criança”.
Luciane argumentou que o/a psicólogo/a pode errar ao se posicionar em processos de guarda de crianças, “tomando partido na sua avaliação ou afirmando de forma taxativa questões para as quais não existem técnicas para fazê-las ou não são levadas em consideração as consequências de sua posição”.
Caroline Pereira dividiu a mesa com Suzana Moraes, da Fundação de Assistência Social e Cidadania de Porto Alegre; Katy Kondlatsch, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina; e Luísa Fernanda Habigzang, da PUCRS. Luciane Engel compartilhou o espaço com Juliana Lima Medeiros, do CRPSC, e Luciana Moraes, do CRPPR.