Nesta quarta-feira, 07/10, a conselheira Ivarlete Guimarães de França esteve representando o CRPRS em dois eventos na Região Metropolitana de Porto Alegre, ligados à democratização da mídia, sendo um preparatório à 1ª Confecom, que acontecerá em novembro na Assembleia Legislativa. Pela manhã ela esteve na Conferência Intermunicipal de Comunicação da Região do Vale dos Sinos, em Novo Hamburgo e à tarde participou de um seminário sobre Comunicação Cidadã, na Sub-Prefeitura do Bairro Guajuviras, em Canoas.
Novo Hamburgo
À tarde, no Auditório da Feevale, em Novo Hamburgo, a conselheira do CRPRS participou da Conferência Intermunicipal de Comunicação da Região do Vale dos Sinos. Lá, proferiu uma mini-conferência com o tema “Uma leitura crítica sobre conteúdo da mídia e seus efeitos sobre a subjetividade”, para uma platéia formada por estudantes, professores universitários e várias lideranças comunitárias da região.
“O público presente fez ótimas intervenções”, relata a representante do CRPRS. O evento foi preparatório à Confecom Estadual marcada para novembro. Durante a Conferência Intermunicipal – com a participação de representantes de várias cidades da região dos Sinos – foram debatidos e aprofundados temas como convergência tecnológica, conteúdo cidadão na mídia e iniciativas na área de jornalismo comunitário.
Canoas
O bairro Guajuviras foi inserido no Projeto “Territórios da Paz”, do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), do Ministério da Justiça. “Aquela era uma região considerada muito violenta, e o projeto federal está levando uma série de investimentos para mudar a realidade local, incluindo oficinas e iniciativas de comunicação cidadã”, explica Ivarlete.
“O CRPRS foi convidado a contribuir para esta mudança de perfil local, em que a própria comunidade passa a produzir e divulgar as ações positivas que lá acontecem, através de cursos e oficinas”. Um dos projetos mais significativos é coordenado pela professora de Comunicação da UFRGS Christa Berger.