No dia em que lembramos os 50 anos do Golpe de 1964, o CRPRS participou, em Porto Alegre, de atividades que marcaram a data. Na tarde desta segunda-feira, 31/03, Assembleia Legislativa do Estado, as conselheiras Mariana Allgayer e Taiasmin Ohnmacht, participaram do "Seminário 50 anos do Golpe de 1964 - Cultura, Sociedade e Democracia" falando sobre as ações do Sistema Conselhos que reforçam a ideia de que mesmo após 50 anos, manifestações de violência de estado ainda estão presentes em nosso dia a dia. “Vivemos as marcas deixadas pelas violações de direitos em nosso modo de estabelecer relações. Devemos nos questionar e refletir: que Estado é esse que legitimou essa violência? Cabe à nossa categoria ampliar a discussão para além do indivíduo, considerando todo contexto social”, afirmou Taiasmin.
No fim da tarde, grupo de conselheiros do CRPRS promoveu uma ação em frente ao Salão de Atos da UFRGS, distribuindo o jornal EntreLinhas - cuja matéria de capa aborda a questão da ditadura e violência de estado - aos participantes do ato homenagem “50 anos do Golpe de 1964, 50 anos de impunidade” .
Em Passo Fundo, a conselheira Rafaela Sandri, participou, na noite desta segunda-feira, do Seminário “Mídia e Ditadura & Ditadura da Mídia”. O evento marcou a abertura da exposição que pode ser visitada até 25/05 no Museu Histórico Regional de Passo Fundo (Av. Brasil Oeste 758 – Centro).
Na terça-feira, 01/04, as conselheiras Bruna Osório e Alessandra Miron participaram da "Roda de Conversa sobre os 50 anos do Golpe: Esquecer e Silenciar Jamais" em Santa Maria.
Já na quarta-feira, 02/04, a conselheira, Caroline Martini Kraid Pereira, presidente da Comissão de Direitos Humanos, participou do debate "1964-2014 - 50 anos depois: Direitos Humanos, Psicologia e Testemunho" promovido pelo Centro Universitário Metodista - IPA em Porto Alegre. O evento contou com apresentação de documentário "Verdade 12.528" pelo documentarista Peu Robles.
Confira agenda de atividades com a participação do CRPRS em www.crprs.org.br/50anosgolpe.