A presidente do CRPRS, Vera Lucia Pasini, representou todos os psicólogos gaúchos na solenidade realizada no Senado Federal para homenagear os 50 anos da regulamentação da profissão no Brasil em 23/08. O ato marcou também o lançamento pelos Correios de selo personalizado e carimbo comemorativo.
O auditório Petrônio Portella ficou lotado de profissionais, estudantes e representantes de entidades profissionais vindos de diversas partes do Brasil. Mais de 600 pessoas participaram da solenidade.
Vera Pasini entregou à senadora Marta Suplicy publicações do Conselho Regional de Psicologia e o marcador de página produzido especialmente para comemorar os 50 anos da regulamentação da profissão.
O Ato Solene
A cerimônia foi coordenada pela Senadora, psicóloga Marta Suplicy, que destacou o importante papel que a profissão vem exercendo nas políticas públicas, citando como exemplo a luta pelo fim dos manicômios. “Fico muito feliz em ver a psicologia se posicionando diante de temas tão importantes para a sociedade, contribuindo para a cidadania e participando ativamente na luta pelos direitos humanos. Precisamos estar atentos aos debates do momento, como as mudanças previstas no Código Penal”, destacou a senadora.
Para o presidente do Conselho Federal de Psicologia, Humberto Verona, a Psicologia vem sendo chamada a participar e contribuir com diferentes campos de atuação. “Ao longo desses 50 anos de regulamentação, enfrentamos momentos muito difíceis e crescemos como profissionais, a prática deixou de ser solitária e apartada, assumimos novos papéis à luz dos direitos coletivos, direitos humanos e sociais. A atividade das psicólogas e psicólogos passa a se articular com as lutas sociais e têm sido incansável na denúncia de todo e qualquer tipo de violação de direitos”, lembrou o presidente do CFP. Verona reforçou a importância da mobilização de toda a categoria na discussão de projetos como o das 30 horas.
Durante o ato, a professora doutora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Ana Bock, que recebeu homenagem do CFP por sua atuação na profissão como porta voz do compromisso social em psicologia. Em sua fala, Ana resgatou a trajetória da psicologia no Brasil, recordando seu início ligado à elite, a serviço do projeto de modernização que existia no país. “Nos anos 80, passamos a questionar esse acesso restrito e percebemos a necessidade do trabalho amplo para a felicidade e bem estar de toda a sociedade”, explicou.
Também fizeram parte da mesa a presidente da Federação Nacional dos Psicólogos (Fenapsi), Fernanda Magano; o ex-ministro de Direitos Humanos, diretor do Instituto Lula, Paulo Vannuchi e o vice-presidente de negócios dos Correios José Furian Filho.
Selo comemorativo
Os 50 anos da psicologia foram eternizados na filatelia brasileira. Em homenagem à data a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) lançou um selo e um carimbo comemorativos. Os selos personalizados trazem um Ipê amarelo com o mapa do Brasil e do outro lado a marca comemorativa dos 50 anos. Já o carimbo traz a frase usada pelo Conselho nas comemorações: “50 anos da psicologia: muito a comemorar, muito mais a fazer”.
Segundo o vice-presidente de negócios dos Correios, José Furian Filho, as peças filatélicas além de circularem nas correspondências de todo o Brasil, vão enriquecer o acervo histórico da empresa. “A psicologia vem se expandindo marcada pela luta dos direitos humanos. O selo vem perpetuar o cinquentenário e esse momento festivo”. As peças, emolduradas, foram entregues para todos os integrantes da mesa.