A Conselheira Presidente do CRPRS, Loiva Maria de Boni Santos, e as Conselheiras Deise Cardoso Nunes, Ivarlete Guimarães de França e Maria de Fátima Bueno Fischer participarão nos dias 20, 21 e 22 de maio da [b]III Conferência Estadual de Saúde Mental[/b]. O evento, que ocorrerá no CTG Galpão Crioulo em São Lourenço do Sul, já conta com mais de 1.000 inscritos nomeados durante as conferências municipais ocorridas em abril.
Os conferencistas discutirão formas de avançar na implementação da Reforma Psiquiátrica e da Luta Antimanicomial, em curso desde a aprovação no Congresso Nacional da lei 10.216 em 2001. A Reforma Psiquiátrica propõe a eliminação dos manicômios e sua substituição por uma rede de serviços composta por Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), leitos para hospitais gerais do SUS e programas de atendimento extra-hospitalar, sem a exclusão de pessoas com transtornos mentais do convívio social. De acordo com levantamento do Ministério da Saúde, o Rio Grande do Sul conta atualmente com apenas 810 leitos psiquiátricos em hospitais gerais do SUS (0,07 por 1 mil habitantes) e 129 CAPS (0,91 por 100 mil habitantes).
A programação da Conferência, organizada pela Secretaria Estadual de Saúde e Conselho Estadual de Saúde, pode ser conferida no site http://www.saude.rs.gov.br.