Realizada de 14 a 18 de novembro, em São Paulo, a quinta edição do Congresso Brasileiro de Psicologia: Ciência e profissão (CBP) – maior evento de Psicologia do país – contou com a participação de representantes do CRPRS.
O conselheiro Cleon Cerezer, atual presidente do CRPRS, participou da mesa “Considerações sobre a prestação de serviços psicológicos realizados por meios de tecnologias da informação e da comunicação”, promovida pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP). A mesa também contou com a participação de Rosane Lorena Granzotto, representando o CFP; Diego Mendonça Viana, presidente do CRP11 (Ceará); e Felipe Viegas Tameirão, do Centro Universitário UNA de Bom Despacho/MG.
O trabalho realizado pelo Núcleo de Educação do CRPRS foi apresentado pela conselheira Elisângela Zanelatto, coordenadora do Núcleo, nos espaços “Como eu faço...”. Elisângela apresentou os relatos de experiência “Psicologia da e na Educação: contribuições do Núcleo de Educação do Conselho Regional de Psicologia/RS” e “Psicologia, laicidade e políticas de educação: tecendo diálogos de resistência e enfrentamento”. A apresentação sobre laicidade contou com a participação da conselheira Priscila Pavan Detoni, presidente da Comissão de Direitos Humanos do CRPRS, para debater o tema e a importância de as escolas trabalharem transversalmente a temática dos direitos humanos.
A conselheira Priscila Pavan Detoni também representou o CRPRS em reunião das Comissões de Direitos Humanos de todo Brasil em que foi feito o lançamento da campanha do CFP #ÓdioNão.
Além das/os conselheiras/os, o coordenador da Área Técnica do CRPRS, Lucio Fernando Garcia, também participou do Congresso representando o Regional.
O CBP foi promovido pelo Fórum de Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira e teve como tema “Psicologia, direitos sociais e políticas públicas – avanços e desafios”.