A conselheira presidente do Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul, Vera Lucia Pasini, participou da sessão solene de abertura do II Congresso Internacional Saúde Mental e Reabilitação Psicossocial – A saúde mental na atenção primária realizado nesta quarta-feira, 03/10, em Porto Alegre. O Congresso acontece de 03 a 05 de outubro é promovido pela Ulbra, tendo o CRPRS como um dos apoiadores.
Em sua fala, Vera destacou o importante papel que a atenção básica exerce na atenção às demandas em Saúde Mental. Dados do Ministério da Saúde mostram que cerca de 9% da população apresenta transtornos mentais leves e de 6 a 8%, transtornos decorrentes do uso de álcool e outras drogas. “Essas questões estão presentes no cotidiano dos territórios sob responsabilidade das equipes de Atenção Primária, que se constituem como um recurso fundamental para o enfrentamento das diversas expressões do sofrimento psíquico”, declarou a presidente do CRPRS.
Para a presidente, é importante que se distingam as situações individuais e sociais comuns à vida cotidiana que podem, e devem, ser acolhidas pela equipe de referência e aquelas que necessitam de atenção especializada. “Assim é possível evitar práticas que levam à ‘institucionalização’ e ‘medicalização’ do sofrimento e, ao mesmo tempo, promover a equidade e o acesso com qualidade, garantindo atenção adequada às vulnerabilidades e potencialidades de cada usuário, com projetos terapêuticos pensados para cada situação singular”, explicou.
A coordenadora do Congresso, professora da Ulbra, Alice Hirdes, salientou a importância de se pensar a atenção primária como imprescindível para o cuidado de transtornos mentais. “Propusemos o tema dese Congresso por acreditarmos na necessidade de se discutir o assunto e promover a efetiva inclusão da Saúde Mental na Atenção Primária”, afirmou Alice na abertura do evento.