Na sexta-feira, 10/08, o Conselho Regional de Psicologia participou do Seminário Loucos Pela Vida, evento promovido pela Secretaria da Saúde do Estado em parceria com Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre, UFRGS, Assembleia Legislativa e Conselho Regional de Psicologia. O Seminário foi realizado no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa do Estado.
As conselheiras Vania Mello, Maria de Fátima Fischer e Loiva Leite participaram da Mesa que foi dirigida pela coordenadora estadual de Saúde Mental, Karol Veiga Cabral. Na forma de Ágora e com o tema “Uma história do presente: 20 Anos da Lei da Reforma Psiquiátrica no RS”, a mesa contou com a presença de pessoas que fazem parte da história da Reforma Psiquiátrica.
A mesa iniciou com a fala de Paulo Delgado, autor da Lei Nacional da Reforma Psiquiátrica. Ele destacou a influência e o exemplo do Rio Grande do Sul para os demais estados brasileiros e falou sobre os atuais desafios: “não podemos deixar a Reforma Psiquiátrica se institucionalizar, a Reforma precisa ser um movimento constante”. Para Marcos Rolim, autor da lei estadual, o desafio de hoje é ainda maior. “Podemos comemorar essa luta, porém luta pelo compromisso com os Direitos Humanos ainda está longe de ser vencido. Temos um enorme desafio pela frente na luta contra a política higienista, de repressão às drogas e a favor da internação compulsória”, afirmou.
A conselheira, vice-presidente do CRPRS, Vania Mello, evidenciou o trabalho da 4ª Inspeção Nacional de Direitos Humanos que promoveu a reflexão sobre como podemos construir políticas públicas que possam de fato interrogar discursos e práticas pautadas na exclusão e segregação. “Precisamos fortalecer o movimento de luta para cada vez mais renovar-se. Nosso grande desafio é promover a sustentação do movimento, é nessa ideia que devemos investir”, declarou Vania.
Filmagens feitas durante serão utilizadas para organização de documentário em outubro, nas comemorações do Dia Mundial da Saúde Mental em 10 de outubro.