Para marcar o 18 de maio, Dia da Luta Antimanicomial, o CRPRS dá início nesta sexta-feira, 14/05, a uma série de atividades, com o objetivo de dar visibilidade ao tema e à importância da defesa do cuidado em liberdade e no território.
A programação inicia com uma live, organizada pela Comissão de Saúde Mental do Conselho Municipal de Saúde de Caxias do Sul, que tem o apoio do CRPRS. Saiba mais clicando aqui.
Neste ano, a campanha do CRPRS alusiva à data tem o tema “Excluir não é cuidar – Vamos refletir para não repetir?”. Na terça-feira, 18/05, a partir das 18h, será realizada uma projeção na fachada de prédio na elevada do túnel da Conceição, no centro de Porto Alegre, chamando a atenção da sociedade para esse debate.
Neste mesmo dia, o CRPRS lançará uma História em Quadrinhos inédita, produzida, especialmente para a data, pela ilustradora Sophia Andreazza. A ação apresenta diferentes histórias de vidas, dilaceradas pela exclusão. Haverá também inserções de mídia nos sites da GaúchaZH e Correio do Povo; spots nas rádios Gaúcha, Guaíba e Band FM; vídeo na RBS TV e inserções no Canal Você do Trensurb. O objetivo é defender a completa substituição do modelo manicomial pelo cuidado em liberdade e reforçar que a exclusão jamais será uma forma de cuidado para pessoas em sofrimento psíquico ou que façam uso abusivo de álcool e outras drogas, além de atentar para o fato de que marcadores sociais como raça/etnia aumentam ainda mais essa exclusão.