Na terça-feira, 17/03, o assessor técnico de políticas públicas do Crepop, André Sales, e o estagiário do Crepop Ramiro Catelan participaram da aula inaugural do curso de Psicologia da URI Erechim, falando sobre “A Psicologia e sua interface com as Políticas Públicas”. A atividade contou com a participação de quase 200 pessoas, entre alunos e professores.
Nos dias seguintes, dando sequência ao projeto “Formação em Psicologia e Políticas Públicas: uma aproximação do CRPRS ao meio acadêmico”, o Crepop realizou na universidade grupos focais com alunos, professores e com o Núcleo Docente Estruturante, promovendo a reflexão sobre a formação oferecida no âmbito das políticas públicas.
Para o coordenador de curso da URI Erechim, Felipe Biasus, a proposta do Conselho foi muito bem recebida por alunos e professores, principalmente pela forma como atividade foi conduzida. “Foi um espaço importante para pensarmos sobre a formação que a universidade oferece a seus alunos e refletirmos sobre a integração com as políticas públicas. A ação também permitiu um olhar sobre o nosso processo de trabalho”.
O encontro em Erechim também foi importante por permitir uma aproximação entre Conselho e universidade. “O fato de estarmos distante, dificulta, algumas vezes, essa integração. Apesar disso, o CRP sempre foi parceiro. Achamos importante a vinda do Conselho para promover o debate e a reflexão sobre a profissão. Sabemos que o Conselho tem um papel fiscalizador e orientador, mas, algumas vezes, sentimos a falta de uma aproximação maior entre o profissional e o Conselho”, afirmou Felipe.
O projeto “Formação em Psicologia e Políticas Públicas: uma aproximação do CRPRS com o meio acadêmico” tem por objetivo investigar e fomentar o debate sobre as políticas públicas nos cursos de graduação em Psicologia, visando à qualificação de futuros/as psicólogos/as para o trabalho nesses campos. A proposta também intenciona aproximar os/as estudantes do CRPRS e fortalecer o diálogo com o meio acadêmico. Clique aqui e saiba mais sobre o projeto.