Na sexta-feira, 24/03, a Gira Poética do CRPRS foi realizada em Santa Maria, reunindo psicólogas/os, estudantes de Psicologia e outras/os profissionais, em uma iniciativa que teve o apoio do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão Compartilha do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
“O que nos une? O que permite estarmos aqui? O que tem a Psicologia a ver com poesia? O que seria da Psicologia sem a poesia? Que espaços de afirmação conseguimos construir com nossas práticas?”, com esses questionamentos o conselheiro vice-presidente do CRPRS, Ademiel de Sant’Anna Júnior, abriu a Gira Poética, realizada no auditório do CCSH, da UFSM.
Na sequência, a conselheira Priscila Góre Emilio leu a Carta Compromisso em Defesa dos Direitos das Mulheres, lançada pelo Sistema Conselhos de Psicologia. O documento foi aprovado pelo Conselho Federal de Psicologia e os 24 Conselhos Regionais de Psicologia de todo o país durante a Assembleia de Políticas, da Administração e das Finanças (APAF) em dezembro. A Carta é fruto das reflexões e diálogos promovidos durante o “Germinário Mulheres, Psicologia e Enfrentamento às Violências”, que compôs a programação do 6º Congresso Brasileiro: Ciência e Profissão (CBP). O manifesto é constituído por 22 pontos que destacam a relevância de temas como direito à vida de mulheres e crianças, direitos sexuais e reprodutivos, participação política e garantia de acesso e permanência aos espaços de representação e constituição da Psicologia como ciência e profissão.
A psicóloga Maíne Alves Prates, a fisioterapeuta mestranda em Psicologia Social Úrsula Ingrid de Souza Faria e a professora Solange Emílio foram as convidadas facilitadoras da Gira Poética, um espaço aberto a todas as formas de expressão. Enfrentamento ao racismo, resistência e luta dos povos indígenas, pandemia da Covid-19 e a injustiça no caso do incêndio da boate Kiss foram alguns dos temas abordados pelas convidadas na forma de poesia, música ou carta.
O conselheiro Diego Gonçalo Moraes Gomes e a conselheira Silvana Maia Borges, que integram a Comissão Gestora da Subsede Centro-Oeste do CRPRS, ressaltaram a importância dessa iniciativa para a atual gestão do CRPRS como um espaço de acolhimento e escuta. A psicóloga Cleni da Fátima da Silva Machado Pilz, do Polo dos Ervais, e a psicóloga Caroline Daronco Campos, do Polo Cruz Alta, também estiveram presentes no evento.
A Gira Poética do CRPRS vem ocorrendo em todo o estado desde o final do de 2022. “A partir das ações afirmativas nas últimas eleições do Sistema Conselhos de Psicologia, que garantiu a representatividade dos povos tradicionais, das pessoas negras, das pessoas com deficiência e das pessoas LGBTQIA+ nas gestões dos Conselhos Regionais e Federal, queremos marcar nossas presenças, ocupando lugares de protagonismo. A Gira seguirá se repetindo para acabar com espaços de segregação e no caminho da elucidação de nossa posição que nunca foi subalterna”, explicou Ademiel.