No sábado, 11/02, psicólogos/as estiveram reunidos/as em Capão da Canoa participando da Plenária Ampliada do CRPRS. No encontro, a conselheira Silvana de Oliveira, presidente do CRPRS, apresentou a estrutura do Sistema Conselhos de Psicologia, formas de participação da categoria por meio das atividades das Comissões e Núcleos e ações da atual gestão do CRPRS de descentralização, aproximação com categoria, sociedade e outras instituições.
A criação dos Núcleos Regionais, o projeto de transmissão online de eventos, o edital de patrocínio a eventos, a resolução que prevê o empréstimo do auditório, ações de acessibilidade e as campanhas de valorização da atuação profissional em diferentes espaços, como a campanha “Na escola de seu filho tem psicóloga?”, lançada recentemente, foram alguns dos temas destacados no encontro.
Outra ação divulgada foi a publicação em jornais de grande circulação no estado de notas de esclarecimento sobre o exercício profissional do/a psicólogo/a, atendendo a demandas regionais como a publicação de nota sobre a Ontopsicologia em jornais de Santa Maria e sobre a psicologia reencarnacionista, publicada no jornal Zero Hora.
A plenária ampliada também marcou o lançamento o Fala CRP, serviço de recebimento de informações e notícias da instituição pelo celular, por meio do aplicativo WhatsApp.
Os/As participantes tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre o exercício profissional e foram orientados pela coordenadora da Área Técnica Letícia Giannechini.
Os/As conselheiros/as presentes destacaram a importância da participação da categoria em todos os espaços do Conselho, ajudando a construir ações de fortalecimento da profissão.
Ao final do encontro, um grupo de psicólogos/as da região se reuniram para dar início à organização de um Núcleo do Litoral Norte, dando sequência às ações de descentralização previstas para este ano.
Para a psicóloga Luciara dos Santos Batista, de Osório, a iniciativa do CRPRS em promover uma plenária aberta à participação da categoria no litoral norte foi espetacular. “É muito bom participarmos de encontros como esse, para ter contato com outros profissionais e conseguir expandir nossas ações”.
A iniciativa também foi elogiada pela psicóloga Francine Franklin: “muito legal a iniciativa do CRP de estar mais próximo dos psicólogos que atuam em cidades onde não tem subsede”.
A psicóloga Angela Gatelli Bastos, de Porto Alegre, que estava no litoral viu no encontro uma oportunidade de aproximação importante com o CRP. “Precisamos saber o que está acontecendo, conhecer diferentes realidades no estado, ajudar a pensar em ações pela profissão. Iniciativas como essas apresentadas aqui vão orientar e ajudar muito psicólogos e usuários. Certamente o sujeito que é atendido pela Psicologia vai ser beneficiado com a nossa união”, afirmou.
A atividade foi realizada no Hotel Araça. Outras plenárias ampliadas serão realizadas ao longo deste ano em diferentes cidades. Fique atento à agenda e participe.