A Comissão de Políticas Públicas e o Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP) promovem na quinta-feira, 20/05, às 19h, uma roda de conversa para orientar a categoria acerca do lançamento de um novo documento de referências técnicas, produzido pelo CREPOP, sobre a atuação de psicólogas/os no sistema prisional.
O documento foi laçado recentemente pelo CFP e pode ser acessado clicando aqui.
A produção convoca a categoria para uma crítica sobre a situação carcerária brasileira, suas relações com situação socioeconômica da população, racismo estrutural arraigado na sociedade e o encarceramento da juventude negra. Também chama a atenção para a presença de públicos específicos como mulheres e população L.G.B.T.I.+ no Sistema Prisional, bem como para as condições da população carcerária diante da pandemia de COVID 19. Por tratar-se de uma publicação ligada a temas bastante complexos, adensado pela situação de superlotação dos presídios brasileiros, o texto convida a categoria a refletir sua prática profissional à luz do Código de Ética do Psicólogo e promovendo os Direitos Humanos.
A confecção do material contou com a participação das/os conselheiras/os do CRPRS Maynar Vorga e Pedro Pacheco.
A roda de conversa, que será mediada pelo assessor técnico do CREPOP, Rodrigo Schames Isoppo, tem como objetivo propor um espaço de troca entre as/os participantes: todas/os terão a oportunidade de fazer perguntas e/ou relatar suas experiências, tendo em vista que a prática da/o psicóloga/o do Sistema Prisional é um pouco isolada e não costuma ter destaque.
Para participar, é necessário realizar inscrição prévia.
► Clique aqui e inscreva-se.
Conheça mais sobre as/os convidadas/os:
• Maynar Vorga (CRP07/18812) – Mestre e doutoranda em Psicologia Social e Institucional, especialista em Educação Permanente em Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e técnica superior penitenciária: psicóloga na Superintendência dos Serviços Penitenciários, tendo atuado na Divisão de Saúde (com foco na saúde mental) no Instituto Psiquiátrico Forense Doutor Maurício Cardoso e, atualmente, na Cadeia Pública de Porto Alegre.
• Pedro Pacheco (CRP07/8690) – Especialista em Psicologia Jurídica (CFP-2003), mestre em Psicologia Social e Institucional (UFRGS-2002), doutor em Psicologia (PUCRS-2011) e pós-doutor em Psicologia Social e Institucional (UFRGS - 2017). Professor Tempo Integral dos Cursos de Psicologia e Direito da URI – Campus Santiago.