NOTA INFORMATIVA
Diante da recente divulgação do conteúdo de documentos privados de avaliações psicológicas em veículos de comunicação de massa, com abrangência nacional, o Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul vem a público informar que:
1. A avaliação psicológica é um procedimento privativo das/os profissionais da Psicologia;
2. Embora a avaliação psicológica tenha componentes subjetivos, uma vez que é característica inerente à condição humana, sua averiguação ocorre pela utilização de procedimentos objetivos, como instrumentos projetivos, entrevistas e observações, o que garante seu caráter científico;
3. Devido ao princípio do sigilo, a divulgação dessas informações fere normas estabelecidas na regulamentação profissional da/o psicóloga/o, previstas tanto no Código de Ética da categoria quanto em Resoluções que tratam da avaliação psicológica nos diversos âmbitos em que é aplicada;
4. O descumprimento de normas legais constitui falta ética, que está sujeita a avaliação das instâncias responsáveis no âmbito do Sistema Conselhos.
O CRPRS se coloca à disposição da categoria e da sociedade para orientar sobre a importância de se manter a privacidade em relação ao sigilo de documentos produzidos no âmbito da avaliação psicológica.