O Sistema Conselhos de Psicologia quer contribuir com o resgate histórico realizado há mais de duas décadas pelo movimento social organizado, militantes e familiares de mortos e desaparecidos no período da ditadura civil-militar no Brasil (1964-1985).
Desse modo, o CRPRS, por meio da Comissão de Direitos Humanos, está realizando o mapeamento de psicólogos que têm algo a dizer sobre o terrorismo de Estado ou ainda sobre as ações de resistência ocorridas neste período.
Se você, psicólogo (a), teve alguma experiência relacionada à resistência a ditadura, seja como sobrevivente, familiar ou mesmo no atendimento de pessoas atingidas; ou ainda possui documentos sobre esse período histórico, você poderá contribuir, compartilhando seu depoimento.
Estes depoimentos, coletados em todo território nacional, irão compor uma publicação produzida pelo Conselho Federal de Psicologia.
Acreditamos que compartilhar essas intensas experiências poderá contribuir para que violações de direitos humanos não aconteçam mais. As novas gerações de cidadãos e cidadãs brasileiros têm o direito de conhecer sua própria história, podendo assim transformar tanto o presente como o futuro.
Psicólogos que tiverem interesse em participar desse mapeando, clique aqui e preencha o formulário para que possamos entrar em contato e registrar seu depoimento.