Durante sábado, 26/03, e domingo, 27/03, 27 delegadas/os e três representantes estudantis participaram do 11º Congresso Regional da Psicologia do Rio Grande do Sul (Corep), debatendo e aprovando as propostas que irão guiar as diretrizes das próximas gestões do Sistema Conselhos de Psicologia, nos âmbitos regional e nacional. As/Os participantes foram eleitas/os como delegadas/os durante os sete Pré-Congresso realizados pelo CRPRS de outubro de 2021 a janeiro de 2022.
Para dar início aos trabalhos, a conselheira presidenta da Comissão Organizadora do Corep, Eliana Bortolon, destacou o desafio de organizar e viabilizar todas as etapas preparatórias ao Corep no contexto da Covid-19. “Há três anos estávamos aqui neste mesmo local discutindo o futuro da Psicologia sem imaginar que teríamos uma pandemia atravessando a humanidade e o quanto seria difícil encontrar novas formas de fazer a Psicologia e organizar nossos coletivos. Agora, temos que considerar em nossas propostas os efeitos da pandemia, o que vivemos nos últimos anos e elencar as prioridades para uma realidade ainda desconhecida. O desafio profissional da Psicologia está apenas começando”, avaliou.
A psicóloga Carolina Gasperin, representando o Sindicato dos Psicólogos do Rio Grande do Sul, destacou em sua fala como a organização foi duramente atingida pela Reforma Trabalhista e ressaltou a importância de fortalecimento do Sindicato para promover a articulação de pautas importantes para a profissão, como a luta pelas 30 horas e a inserção de psicólogas/os e assistentes sociais na rede básica de educação.
A presidenta do CRPRS, Ana Luiza de Souza Castro, ressaltou a importância deste que foi o primeiro evento presencial do Conselho desde o início da pandemia. “Temos o privilégio de estar aqui vivos, e isso não é pouco diante deste desgoverno e da política genocida dos últimos anos. Com a pandemia aprendemos outras formas de trabalhar e seguimos resistindo”.
Logo após a mesa de abertura, a plenária do Corep elegeu a mesa diretora para conduzir os trabalhos durante os dois dias de evento. Fabiane Konowaluk Santos Machado ficou como coordenadora; Miriam Cristiane Alves, como secretária; Cristina Schwarz, como relatora; e Gilberto Gerson como suplente. Após aprovação do Regimento Interno, as/os participantes se dividiram nos grupos de trabalho, por eixo temático: Eixo 1 – organização democrática e participativa do Sistema Conselhos no enfrentamento da pandemia; Eixo 2 – defesa do estado democrático e dos direitos humanos via políticas públicas; Eixo 3 – o fazer ético e científico da Psicologia no trabalho em saúde mental.
No domingo, 27/03, a conselheira federal Neuza Guareschi, secretária da Região Sul do CFP, falou às/aos participantes do Corep. “O trabalho que vocês estão fazendo aqui é um exercício político de extrema importância, principalmente neste momento em que enfrentamos tantos desmontes. Só com processos como esse é que podemos nos mobilizar para fazer frente a tudo isso. Discutir como a Psicologia enfrentou e vem combatendo esse descaso político e lidando com os efeitos da pandemia. Temos que seguir lutando por uma Psicologia diversa, plural, democrática e coletiva”, falou. Neuza também anunciou que o Sistema Conselhos de Psicologia está organizando uma série de atividades alusivas aos 60 anos da regulamentação da profissão no Brasil. “Em maio iniciaremos as atividades, abrindo os 100 dias para o 27 de agosto. Após essa data, terá início a contagem dos 100 dias para o futuro da Psicologia”, anunciou.
A plenária do Corep apreciou todas as propostas trabalhadas nos grupos. Para o âmbito nacional, foram aprovadas cinco propostas do Eixo 1, dez propostas para o Eixo 2 e dez propostas para o Eixo 3. No âmbito regional, foram aprovadas três propostas do Eixo 1, 19 propostas do Eixo 2 e dez propostas do Eixo 3.
Para a coordenadora da Mesa, Fabiane Konowaluk Santos Machado, as propostas são direcionadas à prática profissional e refletem a realidade da Psicologia, de quem está no mercado de trabalho em diferentes espaços.
“A qualidade dos debates foi algo que me surpreendeu positivamente pelo aprofundamento e pela pertinência. Pautamos temas delicados como a questão das relações com sistema prisional, sistema de justiça, avaliação psicológica. E a forma como os grupos trabalharam esses temas nos eixos foi muito potente e muito necessária para as mudanças que todas/os nós desejamos na nossa profissão”.
“Embora tenhamos tido um número reduzido de participantes, comparado a outros anos, temos que considerar o contexto da pandemia e avaliar que, mesmo assim, fizemos um trabalho extremamente efetivo, com discussões muito produtivas. Conseguimos chegar num conjunto de propostas muito potentes para levarmos ao Congresso Nacional da Psicologia. Nas discussões um pouco mais polêmicas, encontramos uma compatibilização e buscamos atender a diferentes opiniões dentro do mesmo tema. O debate foi extremamente potente e qualificado, com a elaboração de propostas efetivas que podem ser implementadas na prática pelo Sistema Conselhos”, avaliou Miriam Cristiane Alves, secretária da Mesa Diretora do Corep.
Clique aqui e acesse Propostas Nacionais aprovadas pelo Corep
Clique aqui e acesse Propostas Regionais aprovadas pelo Corep
Na sequência, foram eleitas as/os delegadas/os que irão representar o CRPRS no 11º Congresso Nacional da Psicologia, que será realizado em Brasília de 02 a 05/06.
Delegas/os eleitas/os para representar o CRPRS no 11º Congresso Nacional da Psicologia (CNP):
Cristina Schwarz – Titular
Denise Silva Motta dos Santos – Titular
Eliana Sardi Bortolon – Titular
Fabiane Konowaluk Santos Machado – Titular
Fernanda Francisca da Silva – Titular
Flavia Flach – Titular
Gilberto Gerson – Titular
Glaucia Maria Dias Fontoura – Titular
Izabel Cristina Dalagno – Titular
Jocelia da Cruz de Almeida – Titular
Maria Dornelles de Araujo Ribeiro – Titular
Maynar Patricia Vorga Leite – Titular
Miriam Cristiane Alves – Titular
Roberta da Silva Gomes – Titular
Samantha Torres – Titular
Sandra Correia – Titular
Thayna Miranda da Silva – Titular
Cleni da Fatima da Silva Machado Pilz – Suplente
Deise Zwirtes – Suplente
Livia Caldieraro de Souza – Suplente
Henrique Borba Bittencourt – Suplente
Pauline Schwarzbold da Silveira – Suplente
Vinicius Cardoso Pasqualin – Suplente
Carla Mariela Carriconde Tomasi – Suplente
Moisés Luvison Nunes da Silva – Suplente
Mayra Medeiros Osorio – Suplente
Representantes estudantis eleitas/os para representar o CRPRS no 11º Congresso Nacional da Psicologia (CNP):
Jordan Severo de Mello – Titular
Edelvan José Girardi – Titular
Gustavo Sousa da Costa – Suplente
Eleições 2022
Ao final do Corep, o presidente da Comissão Regional Eleitoral, Ricardo Cabral da Silva apresentou a única chapa inscrita para concorrer à gestão do CRPRS em agosto deste ano: “Frente em Defesa da Psicologia RS”. A inscrição da candidatura ainda será homologada. Informações sobre o processo eleitoral podem ser acessadas em crprs.org.br/eleicoes.