O Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul (CRPRS) realizou na última quarta-feira, 27/02, a atividade preparatória para a Conferência Municipal de Saúde de Porto Alegre. O evento, que teve início às 16h, ocorreu na sede do Conselho.
No encontro foram debatidos temas como a análise, avaliação e financiamento da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), as mudanças na Política Nacional da Saúde Mental e nas legislações da RAPS, além das demandas e necessidades da saúde mental do município.
A atividade foi uma iniciativa da Comissão de Políticas Públicas (CPP) do CRPRS em parceria com a Comissão de Saúde Mental do Conselho Municipal de Saúde de Porto Alegre. O objetivo do encontro foi pensar propostas e formular diretrizes sobre as políticas públicas de saúde mental para serem levadas à 8ª Conferência Municipal de Saúde (CMS), além de iniciar o processo de mobilização para a participação da sociedade na Conferência.
O evento, mediado pela conselheira Manuele Monttanari Araldi, presidente da CPP, contou com a participação de Ana Paula Lima, psicóloga e coordenadora da Comissão de Saúde Mental do Conselho Municipal de Saúde de Porto Alegre, e de Dário Pasche, sanitarista, coordenador nacional da Política Nacional de Humanização (2004-2011) e professor do Curso de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Para a conselheira, presidente da CPP, Manuele Monttanari Araldi, é importante a participação da categoria na Conferência Municipal: “O CRPRS chama todas psicólogas/os a participar e compor atividades preparatórias e da Conferência Municipal de saúde, levando as diretrizes do Congresso Nacional da Psicologia”.
A 8ª Conferência Municipal de Saúde (CMS), organizada pelo Conselho Municipal de Saúde de Porto Alegre (CMS/POA) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS/POA), acontece nos dias 12, 13 e 14 de abril no Campus Central da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS - Av. Paulo Gama, 110 - Farroupilha). Nesta edição, o tema central será “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”.
A etapa municipal vai preparar propostas para serem enviadas à etapa estadual e, por sua vez, à nacional, bem como eleger os delegados que representarão Porto Alegre.