Na sexta-feira, 11/08, o CRPRS promoveu a primeira reunião com psicólogas/os da região da Serra credenciadas/os na Polícia Federal e Brigada Militar para realizar avaliações psicológicas para a concessão de registro e/ou porte de arma de fogo. A reunião teve como objetivo orientar a categoria sobre a atuação nesse contexto e foi realizada no auditório da Subsede Serra, em Caxias do Sul.
Durante o dia, o CRPRS realizou visita a lojas de armas e clubes de tiro de Bento Gonçalves com o objetivo de orientar os proprietários sobre a avaliação psicológica nesse contexto.
A coordenadora do Núcleo de Avaliação Psicológica para Manuseio de Arma de Fogo, Neusa Chardosim (CRP 07/01976), a integrante da Comissão de Avaliação Psicológica Valéria Gonzatti (CRP 07/14239), a colaboradora do Núcleo que atua na Serra Michele Brusamarello Maragno (CRP 07/10724), o psicólogo fiscal do CRPRS Lucio Fernando Garcia (CRP 07/08011) e integrante da Polícia Federal visitaram quatro estabelecimentos, entregando material informativo.
Na visita, foi destacada a importância de a/o psicóloga/o credenciada/o na Polícia Federal ou Brigada Militar não ter qualquer vínculo com os estabelecimentos, uma vez que pode haver conflito de interesses, e reforçada a necessidade de a avaliação psicológica ser feita fora desses locais, nos consultórios das/os profissionais credenciadas/os que atuam na região.
Em 2022, o CRPRS lançou a “Cartilha de orientação técnica: avaliação psicológica para fins de concessão de registro e porte de arma de fogo". O material apresenta orientações técnicas necessárias ao desempenho seguro e responsável da avaliação psicológica para esse fim. Além da cartilha, foram produzidos cartazes e folders com orientações à sociedade. Os materiais trabalhados na cartilha são provenientes da Resolução CFP nº 01/2022, criada para regulamentar os procedimentos a serem adotados por psicólogas na avaliação para a concessão de registro e/ou porte de arma de fogo, bem como algumas questões importantes que estão descritas nas Instruções Normativas e Orientações da Polícia Federal, Brigada Militar e Exército, válidas ao credenciamento para atuação profissional no Rio Grande do Sul.