O Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul promoveu nos dias 26 e 27/01, a primeira edição da Gira Psi 2024, iniciativa esta que marca os 50 anos de criação do CRPRS, completados neste ano.
O evento, realizado no Sopro Coworking em Capão da Canoa, contou com diversas atividades como, palestras para orientação, oficina sobre a produção de laudos psicológicos, atuação profissional nas políticas públicas de saúde, assistência social e educação, práticas de enfrentamento ao racismo, capacitismo e LGBTQIA+fobia. Também houve espaço para o atendimento presencial para a confecção da nova Carteira de Identidade Profissional (CIP).
A primeira edição da GiraPsi reuniu Psicólogas/os e estudantes de Psicologia de diversas regiões do estado, aproximando ainda mais o Conselho de sua categoria. Vindo de Osório, a Psicóloga Paula Negreiros ressalta a importância de participar da GiraPsi. “Está sendo um evento grandioso! Convido meus colegas a participarem dos próximos, porque é uma oportunidade única, ímpar. A gente funda saberes. É uma contribuição grandiosa e nós não estamos sozinhos.”
Para Jéssica, Psicóloga recém formada pela UFPEL, o evento está servindo de aprendizado após sua graduação. “Tô aprendendo um monte! Estou super interessada em conhecer mais sobre as políticas públicas, me engajar, participar do CRP e a Gira tá sendo um espaço muito importante de reflexão para estar pensando o meu fazer enquanto psicóloga e contribuir para a sociedade.”
A Conselheira Tesoureira do CRPRS, Maria Luiza Diello, detalhou o propósito da Gira Psi e o impacto que ela deve causar nos agentes envolvidos nas atividades. “Essa ação coloca em acontecimento, o Planejamento Estratégico delineado pela atual gestão e busca, através da conversação suleada por documentos normativos (Resoluções, Notas Técnicas, Referências Técnicas, etc) e temas transversais (racismo, capacitismo, LGBTQIA+fobia e demais formas de preconceito/discriminação). Lembramos com isso, que os processos de descentralização não podem ser somente geográficos, mas principalmente, éticos, técnicos, conceituais, teóricos, estéticos e políticos, ou seja, precisamos romper com os modos de captura em nossos fazeres profissionais e compor com os modos de existenciar a vida, que perfazem o tempo em que vivemos.”
Durante o ano, o CRPRS irá percorrer o Estado levando uma série de atividades que visam mobilizar, orientar e conversar com a categoria, profissionais e estudantes de psicologia, gestores de políticas públicas, legisladores municipais e sociedade em geral. A GiraPsi alcançará 15 regiões do RS oferecendo ações de orientação com pautas técnicas e transversais, fiscalização, divulgação do mapeamento, renegociação e incentivo a confecção da nova CIP.
Confira os registros da 1° GiraPsi
Programe-se para os próximos eventos:
Cachoeira do Sul – 23 e 24/02/2024
Três Passos – 22 e 23/03/2024
Caxias do Sul – 12 e 13/04/2024
Alegrete – 10 e 11/05/2024
Pelotas – 21 e 22/06/2024
Cruz Alta – 12 e 13/07/2024
Passo Fundo – 23 e 24/08/2024
Santa Maria – 27 e 28/09/2024
Santa Cruz do Sul – 25 e 26/10/2024
Lajeado – 08 e 09/11/2024
Lagoa Vermelha / Erechim – 06 e 07/12/2024
As datas estão sujeitas a alterações.