A campanha do CRPRS pelo Dia da Luta Antimanicomial contou com uma projeção em fachada da Fecomércio, na elevada do túnel da Conceição, no centro de Porto Alegre, na terça-feira, 18/05, chamando a atenção da sociedade para o tema “Excluir não é cuidar – Vamos refletir para não repetir?”.
A conselheira vice-presidenta do CRPRS, Cristina Schwarz, esteve no local transmitindo a ação ao vivo pela página do Conselho no Facebook e destacou a importância de se refletir sobre práticas na saúde mental que ganharam novas roupagens nos últimos tempos, mas que reforçam modelos de exclusão e negam direitos básicos, como a liberdade. “Vivemos o desafio de implementar, de fato, uma saúde mental multiprofissional, capilarizada, descentralizada e territorializada, pensada coletivamente, com a participação da sociedade no enfrentamento de estigmas. A sociedade precisa acolher as diferenças e não as transformar em desigualdades e legitimar violências contra as pessoas que vivem em condições que não são aquelas desejáveis pelo mundo, que não seguem uma ideia de normalidade”, destacou Cristina.
Além da projeção, a campanha do CRPRS contou com outras ações com o objetivo de reforçar que a exclusão jamais será uma forma de cuidado para pessoas em sofrimento psíquico ou que façam uso abusivo de álcool e outras drogas, além de atentar para o fato de que marcadores sociais como raça/etnia aumentam ainda mais essa exclusão.
- Clique aqui para conferir a História em Quadrinhos inédita, produzida, especialmente para a data, pela ilustradora Sophia Andreazza. A iniciativa apresenta diferentes histórias de vidas, e mostra que marcadores sociais, como raça/etnia, aumentam ainda mais essa exclusão.
- Assista ao vídeo que mostra como foi a organização da campanha do CRPRS “Excluir não é cuidar – Vamos refletir para não repetir?”