Ocorreu nos dias 27 e 28/01 o Seminário Saúde e Cidadania de Pessoas Trans e o lançamento do livro "Tentativas de Aniquilamento de Subjetividades LGBTIs" no auditório da Faculdade de Medicina, Psicologia e Terapia Ocupacional da UFPel em Pelotas.
A atividade promovida pelo Núcleo de Gênero, Raça e Sexualidade da Subsede Sul, vinculado à Comissão de Direitos Humanos do CRPRS, teve como objetivo promover um debate sobre a saúde e a cidadania de pessoas trans e lançar o livro Tentativas de Aniquilamento, publicação organizada pelas Comissões de Direitos Humanos do Sistema Conselhos de Psicologia.
A programação do seminário contou com diversas mesas de debates que tiveram como temas os direitos das pessoas LGBTs e os desafios dos movimentos sociais na conjuntura atual, saúde, cidadania e políticas públicas para pessoas trans, a luta pela visibilidade, acolhimento e cuidado especializado e as implicações da resolução nº 2.265 do Conselho Federal de Medicina. O lançamento da obra contou com a leitura de narrativas pelas/os participantes e performances artísticas de Cassie Borderline e Ruidosa Alma.
Participaram da atividade as/os conselheiras/os do CRPRS Miriam Alves, Cristina Schwarz, Vinicius Cardoso Pasqualin e Vera Lúcia Pasini, além das/os convidadas/os, psicólogas/os, estudantes e público em geral.
O Seminário Saúde e Cidadania de Pessoas Trans teve como parceiros o Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola da Universidade Federal do Rio Grande (GESE - FURG), Juntos LGBT e Núcleo de Estudos e Pesquisas É'LÉÉKO da UFPel.