O Fórum Gaúcho de Saúde Mental - Núcleo Serra, em parceria com o CRPRS, promoveu, nos dias 23, 24, 28, 29 e 30/09, o "III Nós Louc@s 2021 on-line". Alusivo à luta antimanicomial, de combate ao estigma e à exclusão de pessoas em sofrimento psíquico na sociedade, o evento, desde 2019, busca, anualmente, oferecer um espaço de troca entre usuárias/os do Sistema Único de Saúde (SUS) e profissionais convidadas/os. A próxima edição já está programada para julho de 2022.
O tema da terceira edição do Nós Louc@s foi em torno da frase de Maria Mercês da Silva (usuária do Hospital Dia de Marília/SP) “Loucura é o que pensam de nós”. Ela refere-se à discriminação sofrida por usuárias/os do serviço psiquiátrico e à luta por uma sociedade sem manicômios, estruturas que, ao invés de cuidar, excluem, invisibilizam e violam os direitos das/os usuários. “Devemos estar atentas/os, pois algumas estruturas de comunidades terapêuticas, por exemplo, seguem esse modelo dos manicômios, funcionando com a mesma lógica de segregar e tirar de circulação pessoas em sofrimento psíquico”, destacou Roque Jr, usuário do SUS e representante, na ocasião, da Rede Nacional Internúcleos da Luta Antimanicomial (Renila).
A Reforma Psiquiátrica Brasileira, na qual a Luta Antimanicomial se baseia, defende a substituição dos hospitais psiquiátricos por serviços de atenção à saúde mental dentro de uma rede. A ideia é que o sujeito possa receber o atendimento necessário sem precisar ser excluído do convívio em comunidade. Como exemplo disso, estão os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), espalhados por todo o país, que atendem pessoas em sofrimento psíquico, incluindo aquelas que fazem uso abusivo de álcool e outras drogas, além das Unidades de Acolhimento (UAs) e os Centros de Convivência e Cultura.
A partir das experiências com os dispositivos da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), o "III Nós Louc@s 2021 on-line" propôs, no decorrer dos cinco dias de evento, reflexões e apontamentos acerca das demandas atuais dos serviços de atenção psicossociais prestados no RS.
“Saúde Mental e pandemia no COVID-19” foi a primeira questão aprofundada no evento, durante a transmissão do dia 23/09. Roque Jr e Júlia Stalliviere, representante do Fórum Gaúcho de Saúde Mental - Núcleo Serra, iniciaram a discussão e, logo após, passaram a palavra para as/os convidadas/os Ivarlete Guimarães de França (CRP 07/08042), ativista antimanicomial, integrante do Fórum Gaúcho de Saúde Mental e conselheira estadual de Saúde, João Luís Webber (CRP 07/26601), professor da FSG Centro Universitário, e Angelista dos Santos Granja (CRP 07/21268), conselheira do CRPRS.
“Por causa da pandemia, a segunda e a terceira edição do Nós Louc@as precisou ser em formato virtual. Mas nós sabemos que não são todas/os as usuárias do SUS que têm acesso a internet para participar, por isso, conforme a vacinação contra a Covid-19 for avançando no estado, estamos prevendo já, para o ano que vem, uma edição de forma híbrida, com algumas participações presenciais e virtuais”, comentou Roque.
Em 24/09, o tema tratado foi “Saúde Mental, Infância e adolescência” ganhar destaque. Para essa discussão, foram convidadas/os Sonia Rossetti (CRP 07/10462), coordenadora do Centro de Referência da Mulher, e Ricardo Lugon, médico psiquiatra da infância e adolescência e professor universitário.
“Conferências e Controle Social” foi o assunto do terceiro dia do Nós Louc@s, em 28/09, discutido pelas/os convidadas/os Karol Veiga Cabral, militante da Luta Antimanicomial pelo FGSM, Roque Jr e Jocélia da Cruz de Almeida (CRP 07/28766), coordenadora do Núcleo de Políticas Públicas da Serra do CRPRS e conselheira municipal de saúde, compondo a Mesa Diretora.
Na noite do dia 29/09, Roque mediou a conversa acerca da temática da “Redução de Danos” entre os convidados Maiton Bernardelli (CRP 07/19748), docente no Centro Universitário da Serra Gaúcha, e Daniel Araujo dos Santos (CRP 07/21145), psicanalista membro associado do Centro de estudos psicanalíticos de Porto Alegre e Redutor de Danos.
A terceira edição do Nós Louc@s encerrou-se na noite de quinta-feira, 30/09. Na oportunidade, as/os organizadoras/es da atividade resgataram a “História da Luta Antimanicomial”, junto com Sandra Fagundes (CRP 07/1644), professora da Residência Integrada Multiprofissional da UFRGS, coordenadora de projetos sociais da Sociedade Brasileira de Psicanalise de PoA – SBPA e conselheira da Fundação Perseu Abramo, e Rafael Wolski de Oliveira (CRP 14/607), professor da UNISINOS, membro do Fórum Gaúcho da Saúde Mental e da diretoria da Associação Brasileira de Saúde Mental – ABRASME.
O "III Nós Louc@s 2021 on-line" contou com apoio da Rede Nacional Internúcleos da Luta Antimanicomial (Renila), do Conselho Municipal de Saúde de Caxias do Sul e da Parada do Orgulho Louco.
Confira os cinco dias do encontro na íntegra: