No sábado, 16/09, o CRPRS, por meio do GT Emergências e Desastres, promoveu o primeiro webinário “A Psicologia em Emergências e Desastres: orientações básicas”, com o objetivo de orientar a categoria atuante nas cidades atingidas pelas enchentes no estado.
O evento iniciou com o vice-presidente do CRPRS, Ademiel de Sant’Anna Junior, realizando a leitura da carta de Chamamento às psicólogas/os/es: do turbilhão à invenção.
Na sequência, o conselheiro Diego Gonçalo Moraes Gomes, coordenador do GT Emergências e Desastres, destacou a importância da criação do grupo de trabalho para abraçar essas discussões e organizar as demandas necessárias para dar suporte às/aos profissionais que estão atuando nas regiões afetadas.
A conselheira Thaíse Mendes Farias, integrante do GT, falou sobre a atuação do Conselho junto a instituições e organizações, a fim de contribuir para serviços públicos com qualidade. Ainda, exaltou o trabalho de profissionais que já estão atuando de forma voluntária nos territórios afetados.
A conselheira tesoureira Maria Luiza Diello respondeu a alguns questionamentos colocados durante o encontro, trazendo informações sobre como foi criado o grupo de trabalho e a seleção das/os profissionais voluntárias/os. “Tivemos o entendimento de que essa é uma ação que não deve ser de responsabilidade dessa autarquia e, sim, dos gestores públicos, Estado, Municípios ou das regiões afetadas”, revelou.
A diretora adjunta do Departamento de Atenção Primária e Políticas de Saúde (DAPPS) da Secretaria Estadual de Saúde do RS, Marilise Fraga de Souza (COREN RS 0203955), apresentou dados atualizados das vítimas das enchentes, dos municípios atingidos e equipamentos atingidos. Além disso, destacou como tem se dado a mobilização de voluntárias/os para atenção psicossocial nessas regiões.
O psicólogo membro da Comissão de Psicologia Orientativa de Emergências e Desastres do CRP de Minas Gerais, Bernardo Dolabella (CRP 04/35566), ressaltou que a pretensão do evento não seria de elucidar todas as questões, mas orientar de maneira geral a categoria para que a atuação seja feita de forma ética e eficaz. Realizou uma apresentação sobre orientações básicas, com informações dos impactos sobre o setor da saúde, a saúde mental dos afetados por emergências, entre outras informações.
Em seguida, a psicóloga conselheira do CRP de Minas Gerais Renata Miranda (CRP 04/20937) falou sobre biossegurança e primeiros cuidados psicológicos, enfatizando questões importantes para atuar em casos de enchentes, fatores que afetam o impacto psicossocial, atitudes que as/os integrantes das equipes atuantes devem adotar.
O encontro marcou o lançamento da Cartilha para atuação em Emergências e Desastres, produzida pelo CRPRS.
A atividade foi exclusiva para psicólogas/os regularmente inscritas/os no CRPRS, que tenham se cadastrado junto a SES RS para atuar como voluntárias/os, ou que sejam trabalhadoras/es de políticas públicas. Nas próximas semanas serão divulgadas novas atividades de orientação e formação.
As/Os profissionais da Psicologia que desejarem se voluntariar para atuar nas cidades atingidas pelas enchentes devem fazer cadastro através do site da Secretaria da Saúde do Estado do Rio Grande do Sul, preenchendo o formulário: SOS Vale do Taquari - Cadastro de Profissionais Voluntários - Secretaria da Saúde (https://saude.rs.gov.br/cadastro-de-profissionais).
Dúvidas de orientação para atuação em emergências e desastres podem ser enviadas para orientec@crprs.ogr.br.
O webinário foi gravado e pode ser assistido pelo Canal do Youtube do Conselho: