O Conselho Regional de Psicologia do RS (CRPRS), junto com o Conselho Regional de Serviço Social (CRESS/RS) e o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do RS (CREFITO/RS), realizou, em 24/08, visitas de inspeção nos Hospitais Psiquiátricos São Pedro, em Porto Alegre, e Colônia de Itapuã, em Viamão. Depois que denúncias de surtos de Covid-19 vieram a público e foram reportadas, inclusive, à Comissão Interamericana de Direitos Humanos, a situação provocou discussão e envolvimento de entidades, movimentos sociais e sindicatos.
Durante as inspeções, o CRPRS procurou dialogar com os/as trabalhadores/as e gestores destes espaços.
Para o Conselho, os surtos de Covid-19 nesses consequências de um modelo de atendimento em saúde mental caracterizado por instituições totais e manicomiais – já que, intrinsecamente, acolhem grandes grupos de moradores/as no(s) mesmo(s) espaço(s). Embora exista um forte compromisso e empenho dos/as trabalhadores/as destes hospitais na oferta do melhor cuidado, percebe-se uma inviabilidade para garantia de muitos direitos quando há uma estrutura programática com recorte ainda manicomial.
O Conselho Regional de Psicologia do RS reafirma a luta pela Reforma Psiquiátrica e é contra todo tipo de segregação das pessoas com deficiência ou transtorno mental, defendendo uma sociedade que não penalize a loucura ou qualquer expressão humana divergente dos padrões socialmente instituídos.
Os representantes do CRPRS que realizaram as visitas perceberam, ainda, que, em ambos os hospitais, algumas adequações já vinham sendo implementadas com objetivo de prevenção ao novo coronavírus para trabalhadores/as, usuários/as e moradores/as das instituições. Relatórios das visitas foram remetidos aos órgãos competentes.