A Comissão de Direitos Humanos do Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul repudia a brutalidade e a violência na (des) Ocupação Lanceiros Negros em 14 de junho de 2017, configurando-se como mais um evento de grave violação aos direitos humanos por meio da imposição de violência de Estado.
A retirada à força das 70 famílias da Ocupação Lanceiros Negros durante à noite, no frio e em véspera de feriado contou com uso de gás lacrimogêneo, spray de pimenta e bombas de efeito moral. O Deputado Estadual Jeferson Fernandes esteve no local e saiu em defesa das famílias, o que culminou em sua prisão. A arbitrariedade do ato foi criticada pela população.
O Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul se posiciona em contrariedade à forma como vêm sendo conduzidas as políticas públicas de segurança e de direito à moradia no Estado e questiona os danos morais e psicológicos produzidos às populações vulneráveis. O CRPRS, em seu compromisso ético e político, se solidariza com as famílias atingidas e com a população que está mobilizada.