BASTA AO EXTERMÍNIO DO POVO NEGRO!
Jane Beatriz Machado da Silva, mulher negra de 60 anos, promotora Legal Popular, líder comunitária e moradora da Grande Cruzeiro, em Porto Alegre, morreu em ação da Brigada Militar ontem, 08/12/2020. São 1000 dias sem Marielle Franco. 19 dias sem Beto. 4 dias sem Emily e Rebeca. 234 dias sem Gustavo Amaral. Dias incontáveis de tantas vidas negras ceifadas pelo racismo institucional.
As notícias de moradores da comunidade dão conta de que, sem que fosse apresentado mandado judicial, seu domicílio foi invadido pela Brigada Militar. Invasões de domicílio e intimidação são relatadas como ações comuns por moradores/as desta região, assim como outros bairros e comunidades vulneráveis.
Ainda que haja uma rápida resposta das instituições estatais com a divulgação de um laudo pericial que não constata “trauma fisicamente verificável”, é imprescindível que sejam apuradas as circunstâncias da abordagem policial; se houve situação geradora de sofrimento, risco e dificuldade de socorro à vítima. É urgente avaliar a atuação policial que se desenvolve no local como um todo, pois a causa da morte não é a única resposta em questão.
O Estado precisa dar outras respostas. Não à toa, pela mobilização da família de Gustavo Amaral e da sociedade civil, o Governo do Estado instituiu um GT para debater estas questões. O CRPRS, por meio de sua representação no Conselho Estadual de Direitos Humanos, participa desta ação e entende que é preciso dar um basta na violência e extermínio para as vidas que parecem importar menos no imaginário e nas práticas sociais; as vidas negras, indígenas, quilombolas, vidas cujas condições são precarizadas pela própria ação do racismo estrutural e por sua tradução prática nas ações institucionais.
Por entendermos a urgência de tomarmos posição e em solidariedade à comunidade, aos familiares e aos amigos de Jane, estamos CANCELANDO a Reunião da Comissão de Relações Étnico-Raciais que estava prevista para hoje, 09/12, às 19h30.
Chamamos todas e todos a comparecerem ao ato que ocorrerá hoje, 09/12, às 18h, na esquina da Rua Caixa Econômica com a Cruzeiro do Sul, em Porto Alegre.
JUSTIÇA POR JANE!
#VidasNegrasImportam