O CRPRS vai realizar em outubro um Encontro Estadual de Comissões Gestoras com o objetivo de debater e difundir a resolução 06/2017, que estabelece os polos regionais do Conselho e delineia a política de descentralização da instituição. O encontro ocorrerá no dia 7 de outubro (sábado), a partir das 9h, na sede do CRPRS (Av. Protásio Alves, 2854) em Porto Alegre.
As comissões gestoras das subsedes, criadas em 2016, são espaços fundamentais para a construção de uma política descentralizada, e o seu fortalecimento, como observa a conselheira Manuele Araldi, presidenta da Comissão de Descentralização do CRPRS, se torna estratégico para cumprir o objetivo de integrar mais profissionais ao dia a dia do Conselho.
“Queremos, com esse encontro, construir propostas específicas de fluxos de funcionamento das comissões gestoras e dialogar sobre demandas e experiências relevantes entre elas”, afirma a conselheira.
É a segunda vez que o CRPRS reúne seus gestores em um encontro estadual. As comissões das subsedes foram criadas por resolução em 2016, em cumprimento às diretrizes aprovadas no 9º Congresso Nacional de Psicologia – que recomendou uma “profunda reforma” na sistemática de participação e deliberação dos CRPs “a fim de ampliar a democracia participativa”.
Além disso, o CNP também recomendou a ampliação das políticas de interiorização com a criação de comissões permanentes de gestão. “O evento visa organizar e fortalecer as comissões, para que cumpram seus objetivos de forma mais eficaz em relação aos objetivos da descentralização”, completa Manuele.
O roteiro do encontro prevê um dia inteiro de debates, iniciando às 9h15 com a apresentação das propostas de texto sobre a portaria de regulamentação das comissões gestoras. Em seguida, a partir das 10h, os participantes irão debater a Resolução 06/2017, que estabeleceu os polos regionais.
No período da tarde, haverá discussão sobre os Planos de Ação das Comissões Gestoras e o planejamento estratégico para 2018. O encerramento da atividade está previsto para as 16h. O CRPRS auxiliará financeiramente no translado dos integrantes das comissões gestoras para participação no encontro.