O Conselho Regional de Psicologia do RS presta solidariedade às vítimas atingidas pelo ciclone extratropical que atingiu o estado nesta segunda-feira, 04/09. De acordo com o último balanço, divulgado pela Defesa Civil do RS, o número de desabrigados é de 426, 215 desalojados e seis vítimas fatais. As cidades mais atingidas são as das regiões Norte, Serra e Vale do Taquari.
Manifestamos nossa solidariedade a todos os municípios atingidos e convidamos a categoria a ajudar com doações, que podem ser entregues diretamente na Central de Doações Defesa Civil do RS.
Além disso, destacamos como a Psicologia pode contribuir na gestão ambiental. As formas como nos relacionamos com a natureza são fundamentais, especialmente considerando que muitos desastres ocorrem devido à ocupação inadequada de espaços. Isso também está relacionado com a má gestão pública. É importante lembrar que as pessoas que mais sofrem com os desastres semelhantes como esse, são aquelas em situações de vulnerabilidade social.
Em 2021, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) lançou as Referências Técnicas para Atuação de Psicólogas/os na Gestão Integral de Emergências e Desastres, que busca orientar a atuação de profissionais da Psicologia em situações de calamidade como essa.
Portanto, devemos abordar a interseccionalidade desses problemas em nosso trabalho. O CRPRS se coloca à disposição para fortalecer a rede de apoio e para minorar o sofrimento destas pessoas no que for necessário.